fbpx

Anatomia do Pé

Na Pé Relax falamos sobre Cuidados com os Pés e você irá aprender sobre Anatomia do Pé, Tudo sobre as partes do Pé, Ossos e Músculos do Pé.

Aqui, vamos analisar a anatomia do pé humano, e algumas coisas que podem dar errado para causar lesões ou distúrbios.

Nossos blog é destinado unicamente para fins informativos. Sempre consulte um médico se você suspeitar de uma lesão no pé, já que o tratamento oportuno e adequado pode fazer com que a recuperação seja mais rápida e fácil.

É especialmente importante consultar um médico se suspeitar que uma lesão no pé como dormência, sangramento ou incapacidade de move-lo, já que estes podem ser sinais de complicações graves.

O pé é uma parte da anatomia dos vertebrados, que serve para sustentar o peso do animal e permitir a locomoção em terra. Em humanos, o pé é uma das estruturas mais complexas do corpo. É composta por mais de 100 partes móveis – ossos, músculos, tendões e ligamentos – projetadas para permitir que o pé equilibre o peso do corpo em apenas duas pernas e apoiar ações tão diversas como correr, saltar, escalar e andar.

Por serem tão complexos, os pés humanos podem ser especialmente propensos a lesões. Podem ocorrer entorses, contusões, tendinites, lesões nos ligamentos rompidos, ossos quebrados, arcos caídos, joanete, calos e verrugas plantares. Aqui falaremos mais sobre a anatomia do pé humano e suas muitas partes móveis.

A complexidade do pé humano

A complexidade do pé humano pode vir do fato de ter evoluído a partir dos pés que serviam como mãos, como os que vemos hoje em dia nos símios. Nossos ancestrais antigos eram habitantes de árvores e precisavam de poder agarrar-se firmemente às ramos, com as suas quatro pontas. Isso fez com que evoluíssemos com mãos e pés extremamente complexos, capazes de agarrar, virar e pegar com a destreza que os engenheiros ainda estão tentando replicar em áreas como a robótica hoje em dia.

Os cientistas não têm certeza qual de nossos antepassados, eventualmente se desenvolveu para andar ereto, o que fez os “dedos” de nossos pés se fundirem e criarem uma superfície plana para caminhar. Isso pode ter ocorrido porque os nossos antepassados começaram a viver em clareiras, campos, onde, em pé era capaz de ver sobre a grama. Isso certamente se tornou, em algum momento da história, mais importante do que a escalada.

O desenvolvimento do pé também pode ter ocorrido porque, com o aparecimento das primeiras ferramentas, foi preciso andar ereto para permitir as mãos a função de  transportar itens.

Somente os humanos tem pé?

Os pés também estão presentes em outras espécies, principalmente de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Os invertebrados, como moluscos e insetos, podem ter “pés” que usam para andar ou se mover, mas não são estruturas ósseas complexas, como as que se encontram nos vertebrados.

Conhecendo a anatomia do pé

O pé contém 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. Isto pode parecer exagerado para uma estrutura plana que suporta o seu peso, mas pode ser que não se dá conta de quanto trabalho há seu pé!

O pé é o responsável por equilibrar o peso do corpo em ambas as pernas – uma façanha que os robóticos modernos ainda estão tentando replicar. Isso requer músculos fortes e sutis que podem manter o pé firme, mesmo quando você mover o peso do corpo em diferentes posições e ângulos.

Os muitos ossos trabalham em conjunto para permitir este movimento fino e delicado ao mover-se sutilmente para cima. Também nos permitem realizar ações complexas, como ficar de pé, subir e “agarrar” o chão com os pés sobre superfícies em movimento, ou desiguais.

error: Content is protected !!