fbpx
Fascite Plantar

Fascite Plantar: a famosa dor embaixo do pé, veja como se livrar dela!

Fascite Plantar: a famosa dor embaixo do pé, veja como se livrar dela! – Se você chegou até esse post é porque está sentido dores na sola do pé e quer acabar com elas, não é mesmo? Confira tudo o que você precisa saber!

Neste artigo vamos lhe apresentar o que é a fascite plantar, as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e como preveni-la! Sem mais delongas:

 

O que é a Fascite Plantar?

A fascite plantar é uma inflamação que ocorre em um tecido localizado na sola do pé, que é responsável por fazer a conexão dos ossos do calcanhar até os dedos do pé.

A fáscia plantar é um tecido que é composto basicamente de gordura, pois ele é um dos principais responsáveis pelo amortecimento natural durante o caminhar, porém quando surge a inflamação, pode se tornar uma área extremamente dolorida.

Fascite Plantar
Fascite Plantar

 

O que causa Fascite Plantar?

Ela pode ser causadas por vários fatores ou até mesmo a soma delas pode contribuir ainda mais para o surgimento da mesma e eles são:

  • Uso de calçados impróprios: o uso de calçados muito apertados, com saltos muito alto, muito baixos ou até mesmo muito moles é a causa número 1 da maioria dos problemas ortopédicos. No caso da Fascite Plantar, eles contribuem para o desenvolvimento da inflamação, pois aumentam a sobrecarga dos pés;

 

  • Sobrepeso: assim como o uso de calçados impróprios, o sobrepeso faz com que a pressão da pisada aumente, e consequentemente pode surgir a fascite plantar ou outras complicações não só no pé, mas como no corpo todo;

 

  • Idade: conforme envelhecemos é natural que o corpo se desgaste, e este é mais um dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da fascite;

 

  • Excesso de atividade física ou sobrecarregamento dos pés: se você é praticante de caminhada, corrida ou esportes de impacto, estará sujeito à desenvolver a patologia com maior facilidade, mas isso também pode ocorrer com pessoas que passam muito de pé;

 

  • Pé chato, pé cavo ou outras deformidades: se você possui algum tipo de deformidade, ou alteração no formato natural do pé, então também estará mais propenso para o surgimento dela;

 

  • Possuir esporão do calcâneo: pessoas que possuem esporão também são mais propensas à desenvolverem a fascite plantar, porém alguns casos de fascite podem não ser acompanhados de esporão.

 

 

Sintomas da Fascite Plantar

Os principais sintomas são: dores na sola do pé e no calcanhar, porém podem haver algumas variações, como:

  • dores logo nos primeiros passos ao acordar;
  • pontadas na região do calcanhar;
  • inchaços nos pés;
  • dores após praticar alguma atividade física ou passar um longo tempo de pé.

As dores causadas por ela podem ser crônicas (durar quase o dia todo), mas também podem ser momentâneas, elas costumam surgir com maior intensidade nos momentos de descanso e tendem à aliviar ao caminhar por incrível que pareça.

 

Diagnosticando a Fascite Plantar

Antes de apresentarmos as opções de tratamento gostaríamos de enfatizar que um médico especialista deverá ser consultado para que o diagnóstico correto seja aplicado e para evitar possíveis complicações.

Para se obter o diagnóstico exato, será necessário fazer um exame de radiografia, mas em casos mais complexos onde é necessário investigar todos os detalhes para aferir o qual é o nível de profundidade da inflamação, será necessário fazer uma ressonância magnética.

Existem outros métodos e exames que podem ser utilizados para determinar o diagnóstico, porém não vem ao caso, pois são raramente utilizados.

 

Tratamentos para Fascite

Após ser diagnosticado qual é o nível e complexidade da sua fascite, é que o médico irá prescrever o tratamento correto para o seu caso, mas as opções mais comuns são o uso de medicamentos, exercícios ou fisioterapia.

Se a sua fascite for causada por excesso de atividade física, ou por ficar muito tempo de pé, de imediato você terá que suspender a prática de exercícios e evitar passar tantas horas de pé, em alguns casos como o de pessoas que precisam ficar grande parte do dia de pé devido ao trabalho, pode ser um pouco mais lenta a recuperação.

Nunca mais use calçados impróprios para os seus pés! Seus pés te carregam o dia inteiro, nada mais justo do que oferecer à eles opções de calçados confortáveis, que respeitam seu formato e proporcionam o amortecimento necessário durante o caminhar, não é mesmo?

Existem modelos específicos de calçados para quem possui Fascite Plantar, as palmilhas deles são confeccionadas em materiais especiais para que lhe forneçam a suavidade necessária para os seus pés, assim aliviando as dores e impedindo a evolução do quadro.

Seu médico também poderá prescrever fisioterapia para o seu tratamento, onde serão feitos exercícios para que a fáscia seja fortalecida, e para lhe dar maior flexibilidade nos movimentos, ela também irá aliviar as dores.

Em casos mais graves da inflamação será necessário também utilizar remédios anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar as dores, porém ambos deverão ser indicados pelo seu médico, para que o remédio correto seja prescrevido em seu tratamento.

Quando a fascite plantar se torna crônica e dura por mais de 8 meses, pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica para que partes do tecido inflamado sejam removidas, permitindo a cicatrização dos seus pés.

 

Tratamentos caseiros

Você poderá fazer alguns exercícios em casa usando apenas uma toalha e uma bola de tênis.

O primeiro exercício consiste em pisar na bola, e movimentar o pé para frente e para trás, esse movimento vai aliviar as dores e também contribuirá para aumentar a flexibilidade dos movimentos.

Outro exercício que você poderá fazer é esticar uma toalha no chão, e ir puxando ela com os dedos dos pés, fazendo com que ela faça pequenas dobras.

Alongamento para aliviar as dores da fascite plantar

 

Assim como na imagem acima, estique uma tolha passando pela sola dos pés e segurando a mesma com as mãos, faça movimentos empurrando os pés para frente e depois vá voltando aos poucos. O recomendado é que você pratique esses exercícios de 15 à 20 minutos por dia.

 

Fascite Plantar tem cura?

Essa é uma das perguntas mais comuns relacionadas ao tema, na grande maioria dos casos os sintomas podem desaparecer por anos, porém para algumas pessoas as dores somente serão aliviadas através da realização da cirurgia, mas estes casos são muito raros.

 

Calçado indicado para quem tem fascite plantar

Aqui na Pé Relax possuímos uma linha especial de sapatos indicados para quem sofre com as dores da fascite plantar. São modelos modernos e desenvolvidos com as indicações dos ortopedistas para melhorar a estabilidade dos pés e pernas, melhorar a circulação e consequentemente as dores.

Os solados possuem altura e largura que minimizam a pressão nos pés e permitem um caminhar muito mais suave e confortável. Conheça agora mesmo os modelos de sapato para fascite plantar que apresentamos:

 

Como prevenir o surgimento da Fascite Plantar

Para pessoas que passam muito tempo de pé, praticam atividade físicas ou tem idade mais avançada o alerta deverá ser redobrado!

A prevenção é muito simples, basicamente consiste em evitar os motivos causadores, mas algumas medidas podem lhe ajudar:

  • não use calçados apertados ou de salto muito alto;
  • evite o sobrepeso;
  • faça alongamentos antes de praticar exercícios físicos ou antes de passar várias horas de pé;
  • faça alongamentos após os exercícios também;
  • faça pequenas pausas se possível durante o dia para aliviar os pés;
  • dedique um tempo de seu dia para relaxar e esticar as pernas;
  • faça massagens nos pés, principalmente na sola e calcanhar.

É muito simples e fácil prevenir a Fascite Plantar não é mesmo? Então não corra o risco e siga as nossas orientações para garantir total saúde de seus pés.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!