fbpx
Dor no Pé

Dor na sola do pé – sintomas, causas e tratamento

Dor na sola do pé – sintomas, causas e tratamento – Se há uma dor debaixo do pé que está lhe incomodando ao acordar, ou após um longo dia e você não tem ideia do que pode ser? Então continue lendo esse artigo que vamos lhe apresentar o que ela pode ser, e o que você deverá fazer para resolvê-la!

Para facilitar a sua leitura deste artigo, vamos começar pelas dores que são mais frequentes no período da manhã, ou ao longo de todo o dia, e após isso iremos falar sobre as dor na sola do pé que ocorrem ao final do dia, ou após a prática de alguma atividade física.

 

Dor na sola do pé pela manhã ou ao acordar

As dores que são sentidas pelo período da manhã costumam se estender ao longo de todo o dia, pois na maioria dos casos elas são causadas por problemas ortopédicos, e que se não forem tratados da maneira correta poderão trazer complicações para os pés.

 

O que causa dor na sola do pé pela manhã?

A causa principal deste tipo de dor no pé é em decorrência ao uso de calçados impróprios, sejam eles sapatos de salto alto, ou até mesmo muito baixos, calçados como chinelos ou outros tipos que possuam o solado muito mole podem causar dores e lesões.

As dores causadas por calçados impróprios podem ser divididas em:

 

Dor na sola do pé e na região frontal

Fascite Plantar
Fascite Plantar

Geralmente os sapatos de salto alto, ou muito duros costumam causar mais dores na região central e frontal da sola do pé, que é uma das características da fascite plantar, a qual já descrevemos com maiores detalhes no post:

Basicamente a fáscia plantar é responsável por fazer a ligação dos ossos do calcanhar até os ossos dos dedos dos pés, e quando sentimos dores nessa região é sinal de que ela pode estar inflamada.

O tratamento de fascite plantar deve ser definido pelo médico ortopedista, mas geralmente consiste em medicações anti-inflamatórias para reduzir a inflamação, uso de sapato para fascite plantar e fisioterapia para aliviar a dor na sola do pé e fortalecer a região lesionada.

 

Dor no calcanhar

Sapato para Esporão de Calcâneo
Esporão de Calcâneo

As dores no calcanhar são mais comuns após os 40 anos, e dentre os principais motivos causadores podem ser destacados: uso de calçados duros ou muito baixos, ficar muito tempo de pé ou a prática de atividades físicas de impacto.

A maioria das ocorrências de dor no calcanhar são diagnosticadas como esporão do calcâneo, que nada mais é do que uma complicação da fáscia plantar na região do calcanhar, ou o desenvolvimento de uma calcificação na região do calcanhar, que é como se surgisse um novo “osso” embaixo do calcanhar.

A dor na sola do pé causada pelo esporão é semelhante à cortes na sola do pé, e são sentidas com maior intensidade ao acordar, ou após caminhar por um período de tempo maior.

O tratamento de esporão é feito com fisioterapia, uso de sapato para esporão e exercícios para aliviar as dores. Em alguns casos pode ser necessário realizar a cirurgia, você poderá encontrar maiores detalhes sobre esporão na postagem abaixo:

 

Dor na sola do pé ao final do dia

Você teve um longo dia de trabalho, passou várias horas de pé, possui a rotina estressante e ao chegar em casa os seus pés não estão te deixando relaxar devido as dores? Então sem mais delongas vamos lhe apresentar o que pode estar causando essas dores, e como aliviá-las!

As causas desse tipo de dor são bem semelhantes as dores que são sentidas logo ao acordar, entre elas podemos considerar: fascite plantar, pé plano ou pé chato, muito tempo de pé, excesso de atividade física ou ter uma perna mais curta do que a outra.

A fascite plantar e esporão são causados pelo uso de calçados inadequados para os seus pés, e você poderá encontrar a solução para este problema logo acima neste mesmo texto, é só voltar um pouquinho 😉

 

Dores por alteração da anatomia do pé

O pé plano ou pé chato consiste em uma pequena alteração que ocorre no processo de formação do pé. Se você consegue tocar o chão por inteiro com os seus pés, então provavelmente você possui pé plano.

Nestes casos você poderá aliviar a dor na sola do pé utilizando palmilhas personalizadas, exercícios de alongamento ou com fisioterapia; a cirurgia só é recomendada em casos muito complexos.

Passar muito tempo de pé é quase que um motivo óbvio de dor nos pés, afinal eles estarão submetidos ao peso do corpo durante horas, o que irá gerar estresse, principalmente na região do calcanhar, e está situação é uma das mais delicadas, pois ela pode influenciar na postura, que consequentemente vai trazer danos para o restante do corpo.

O ideal para as pessoas que precisam ficar muito tempo de pé, é que conciliassem pequenos intervalos de descanso, para que os membros inferiores não fiquem sobrecarregados.

Por não se tratar de um problema ortopédico, e sim situacional, não vamos descrever o tratamento agora, mas com certeza você sentirá menos dores se seguir algumas das medidas de prevenção que serão listadas ao final do post.

O excesso de atividade física, assim como passar muito de pé gera desgastes nos pés, o que por consequência causa dor na sola do pé, e a recomendação básica para evitar este tipo de dor é de se alongar, e de não praticar exercícios até os extremos, sempre respeitando o limite de seu corpo.

Ter uma perna mais curta do que a outra é algo que exige muita atenção, e indispensavelmente um médico deverá ser procurado, pois é um dos casos mais graves e que deve ser tratado corretamente, afinal o não tratamento irá custear várias complicações em todo o organismo.

Geralmente é necessário apenas utilizar calçados personalizados, onde cada um possui uma altura, e em alguns casos pode ser necessário fazer uma intervenção cirúrgica.

 

Medidas diárias para prevenir dor na sola do pé

No Blog da Pé Relax já indicamos algumas recomendações básicas para aliviar as dores nos pés várias vezes, e neste artigo não poderia ser diferente, então confira agora:

  • Mantenha o seu peso ideal: manter o peso não é apenas uma forma de aliviar as dores no pé, é uma questão da saúde e prevenção de várias doenças, então fique de olho na balança, mantenha dieta e atividades físicas em dia, seus pés irão agradecer!
  • Massageie os pés: ao final de um dia cansativo seus pés merecem uma massagem não é mesmo? Ela vai ficar melhor ainda se combinada com um creme hidrante, de preferencia faça movimentos circulares por toda a extensão do pé.
  • Faça atividade física com equilíbrio: nem de menos, e nem de mais, faça atividades físicas na medida ideal para o seu corpo e sempre respeitando seu condicionamento físico, afinal excessos poderão causar lesões e pouca atividade física não irá fortalecer suas musculaturas.
  • Alongamento é o rei: os alongamentos antes de um longo dia de trabalho, ou até antes de malhar são sempre necessários para diminuir o desgaste dos seus pés;
  • Usar calçados confortáveis: a maioria dos problemas ortopédicos são causados por calçados que não respeitam a anatomia dos pés, ou são desconfortáveis, então você deverá procurar por modelos de sapatos confortáveis que foram desenvolvidos exclusivamente para lhe oferecer conforto, como os calçados da Pé Relax.
  • Dedique um tempo para descansar: nada adianta buscar os melhores tratamentos, fazer fisioterapia e trocar os calçados se você não dedicar um tempinho para relaxar e por os pés para cima (e por os pés pra cima em sentido literal realmente alivia a dor na sola do pé, e deve ser feito);

Use Calçados da Pé Relax para evitar dores

Conforme foi apresentado ao longo do texto, um dos principais motivos causadores da dor na sola do pé é pelo uso de calçados inadequados, ou que não respeitam o formato de seus pés, e para sanar este problema lhe apresentamos os nossos calçados.

Todos os nossos produtos são minuciosamente desenvolvidos para que se adaptem aos seus pés, e forneçam total conforto que é necessário durante o seu caminhar, entre os diferenciais podemos citar:

  • Palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em materiais ergonômicos que absorvem o impacto;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são projetados para oferecer a altura ideal para os seus pés;

Calçados Pé Relax

Clique neste link: https://www.perelax.com.br/ e confira a coleção completa da Pé Relax.

Gostaríamos de indicar que em casos de dores um médico especialista deverá ser consultado, e que este post possuí como único objetivo oferecer algumas informações básicas à respeito das dores na sola dos pés, e algumas dicas de como preveni-la.

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!