fbpx
Dor no Pé

Dor nos pés ao acordar. Causas e como evitar as dores!

Dor nos pés ao acordar | Descubras as causas, e como evitar as dores – Se você sente dor nos pés ao acordar, fique atento, pois pode ser Fascite Plantar, e neste artigo vamos esclarecer tudo o que você precisa saber para acabar com as suas dores.

 

O que é a Fascite Plantar?

Dor nos pés ao acordar

A Fascite Plantar é a inflamação de um tecido localizado na sola dos pés, ele é responsável por “ligar” os ossos da região do calcanhar, com os ossos dos dedos dos pés, este possui o nome de fáscia.

Normalmente ela é unilateral, atingindo somente o pé esquerdo, ou apenas o pé direito, somente uma pequena parcela dos casos há bilateralidade, atingindo os dois pés de forma simultânea.

 

Quais são os sintomas da Fascite Plantar?

O principal sintoma é a dor no pé ao acordar, mas ela pode estar presente também ao longo do dia, outros sintomas também podem estar presentes, sendo eles:

• Ao usar sapatos de salto alto a dor se intensifica;

• Dores na sola dos pés após uma caminhada ou corrida;

• Sensação de porosidade nos pés ao massagear a sola, semelhante à grãos de areia;

• A fáscia do pé pode ficar rígida;

• Dores nos pés após subir escadas.

Ao surgir as suspeitas de Fascite Plantar, é recomendado que se procure um ortopedista ou fisioterapeuta, pois eles conseguiram diagnosticar este caso mesmo sem que exames sejam feitos, porém ao realizar um Raio-x poderá ser verificada a complexidade do caso, e se não há outros problemas presentes nos pés.

Achou que seu problema não é fascite plantar? Aqui falamos sobre dor no pé o que pode ser e explicamos vários tipo de problemas que atingem os pés.

 

Quais são as principais causas da inflamação na sola dos pés?

A Fascite Plantar atinge homens e mulheres de forma igual, e costuma ocorrer entre 40 e 60 anos de idade, mas existem uma série de fatores que contribuem para o desenvolvimento da inflamação, entre eles podemos destacar:

O uso de sapatos de salto alto de forma assídua: pois os mesmos exercem muita pressão nos pés, além de alterar o equilíbrio natural da distribuição do peso do corpo sobre o calcanhar;

A prática de longas caminhadas: as caminhadas, ou corridas podem provocar um desgaste na sola dos pés devido ao impacto do exercício, para os praticantes de exercícios, é recomendada a troca dos tênis a cada 500 km

Uso de sapatos apertados ou duros: sapatos com pouca flexibilidade ou desconfortáveis podem provocar a fascite plantar;

Queimação ou desconforto ao caminhar: em alguns casos, pode haver uma sensação de queimação, ou desconfortos durante o caminhar;

Obesidade ou sobrepeso: além das dores, o sobrepeso pode trazer uma série de complicações para os pés, como o pé inchado por exemplo, mas além disso, ele traz riscos para a saúde como um todo;

Anatomia do pé: pés chatos, ou pé plano como também é conhecido, possuem mais tendência para o surgimento da Fascite Plantar.

 

Qual é o tratamento para Fascite Plantar?

O tratamento desta inflamação é longo, e varia de caso para caso, pois o grau de complexidade dela deve ser avaliado por um especialista, mais uma vez gostaríamos de enfatizar que a opinião de um profissional deve ser procurada, e que não estimulamos a automedicação.

Esta inflamação pode ser tratada com medicamentos, ou fisioterapia:

Medicamentos: para aliviar a dor nos pés ao acordar são utilizados analgésicos, e para diminuir a inflamação, são usados anti-inflamatórios;

Fisioterapia: na fisioterapia são praticados alguns exercícios específicos para fortalecer as musculaturas lesionadas, e também é realizada uma reeducação para a prática de exercícios físicos, para que não ocorra a reincidência do caso;

Cirurgia: a cirurgia só é realizada como último recurso, onde os outros métodos não se mostraram eficientes.

Existem também algumas soluções alternativas para aliviar as dores que podem ser feitas em casa, sendo elas:

• Aplique gelo na sola do pé de 10 a 15 minutos, de preferência por 2 vezes ao dia;

• Utilize palmilhas ortopédicas, ou sapatos mais confortáveis para aliviar as dores ao longo do dia.

A Fascite plantar não deve ser ignorada, pois se o tratamento não for realizado corretamente, ela pode se tornar uma dor crônica, podendo trazer mais problemas ortopédicos, principalmente nas regiões do joelho, coluna e quadril.

 

Prevenção da Fascite Plantar

Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir que a Fascite Plantar seja desenvolvida, confira abaixo:

Mantenha-se na faixa de peso saudável: como vimos anteriormente, o sobrepeso é uma das possíveis causas deste problema, então mantenha-se dentro da faixa de peso ideal para o seu corpo, assim a pressão sobre os pés estará equilibrada;

Evite usar sapatos de salto alto continuamente: o uso excessivo de sapatos com salto alto aumenta as chances de inflamação e outras complicações para os pés, e até mesmo para a coluna, então a melhor indicação é revezar os calçados;

Faça alongamentos antes de praticar esportes: se você é adepto de caminhadas, corridas ou qualquer outro esporte, faça corretamente os alongamentos antes e após praticá-los;

Utilize calçados confortáveis, ou palmilhas de qualidade: caso os sapatos que você possui sejam apertados, duros, ou a palmilha deles seja muito fina, o ideal é que sejam trocados por calçados mais confortáveis, ou para que pelo menos a palmilha seja trocada por uma palmilha ortopédica.

 

Calçados e palmilhas para aliviar a dor nos pés ao acordar

Como vimos ao longo deste artigo, uma boa maneira para alivia as dor no pé, ou até mesmo para preveni-las é utilizando calçados e palmilhas de qualidade que vão proporcionar um caminhar suave e confortável, e aqui na Pé Relax você encontra as melhores opções, veja abaixo alguns dos nossos produtos:

 

Calçados confortáveis

Opções de calçados da Pé Relax

Nós temos várias opções de calçado confortáveis, ou anatômicos como também são conhecidos, eles são confeccionados pensando exclusivamente em como irão beneficiar a saúde de seus pés, clique na foto acima e conheça todos os modelos disponíveis em nossa loja.

Acesse agora mesmo: Loja Pé Relax

 

Palmilha para aliviar as dores

Há uma diversidade de palmilhas disponíveis para atender a cada tipo de necessidade, podendo elas serem usadas nos seus próprios calçados, caso você deseje.

Caso você possua alguma dúvida sobre alguém dos produtos, não se preocupe, nosso atendimento é rápido, personalizado, e irá lhe ajudar a encontrar as melhores opções!


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!