fbpx
Dor no Pé

Dor na lateral do pé? Veja agora como se livrar dela

Dor na lateral do pé? Veja agora como se livrar dela – você está sentindo dores nas laterais do pé, e quer aprender à como se livrar delas? Então continue lendo este texto, pois vamos falar sobre as causas, o tratamento e como preveni-las.

As dores nas laterais do pé costumam estar mais relacionadas a lesões, problemas com os tendões e principalmente pelo uso de calçados apertados ou de salto alto.

 

Dor na lateral externa do pé

Dor na lateral externa do pé

A dor na lateral externa do pé surge com maior frequência por lesões nos tendões do pé, que são estruturas que unem os ossos aos músculos e que permitem os movimentos dos mesmos. Este tipo de lesão é popularmente conhecida como tendinite.

 

O que causa tendinite?

A tendinite é causada por lesão por esforço repetitivo ou LER, e também pode ser causada pelo excesso de atividade física, ou simplesmente pela sobrecarga dos tendões e pode seguramente causar a dor na lateral do pé.

Ela é uma inflamação muito comum em pessoas que praticam exercícios de alta intensidade, ou simplesmente possuem uma rotina sobrecarregada, ondem passam várias horas por dia de pé ou andando.

Outros fatores que podem favorecer o surgimento de tendinite são:

  • Idade avançada: em pessoas mais velhas, tantos os ossos quanto os músculos apresentam maior desgaste e menor resistência, portanto é um fator que favorece ao surgimento da tendinite;
  • Tabagismo: este hábito também é um dos facilitadores para que ela surja;
  • Uso excessivo de medicações: o uso incorreto de medicamentos, principalmente anti-inflamatórios podem causar efeitos colaterais no organismo, um deles é o aparecimento da tendinite;
  • Uso de calçados impróprios: o uso de calçados apertados ou de salto alto limitam os movimentos do pé, e por conta disso a tendinite pode ser desenvolvida;

 

Sintomas da tendinite

O principal sintoma da tendinite são dor na lateral do pé e em regiões específicas, e também pode-se sentir fisgadas no pé. A dor no pé é mais intensa durante o caminhar ou ao movimentar o pé, mas também está presente em momentos de repouso.

Outro sinal em que você deve ficar atento, é se as dores aumentam ao usar determinado calçado, e se o caminhar se torna um processo mais difícil, como se os movimentos estivessem limitados.

Devido as dores e a inflamação, você também poderá sentir o músculo enfraquecido.

 

Tratamento da tendinite

A primeira etapa do treinamento consiste em relaxamento, e repouso para que as dores sejam aliviadas, e também para que a sobrecarga dos tendões possa ser diminuída.

Também são utilizadas medicações analgésicas e anti-inflamatórias para impedir o avanço da inflamação e eliminar a dor na lateral do pé, e em paralelo deve se usar compressas de gelo.

A fisioterapia também é uma etapa importante no processo de recuperação, pois é ela que irá fortalecer os músculos novamente, e fazer com que os seus movimentos voltem ao normal.

Em casos complexos pode ser necessário fazer uma intervenção cirúrgica, mas estes são raros, porém de qualquer forma é necessário ter muita atenção e iniciar o tratamento o mais rápido possível, para que assim os danos sejam minimizados, e evite o surgimento de mais dores.

Lembrando que para a identificação do diagnóstico correto, e aplicação do tratamento é necessário que um médico especialista seja consultado.

 

Dor na lateral interna do pé

Tendão Tibial
Tendão Tibial – Fonte: GaúchaZH

A lateral interna do pé também está sujeita à lesões e dores, e assim como na parte externa, ela costuma ocorrer por sobrecarga nos tendão, mas neste caso o tendão mais afetado se chama: “tendão tibial“, ele é responsável por garantir a sustentação durante o caminhar.

 

O que causa dor no tendão tibial?

Pisada pronada
Pisada pronada – Fonte: Instituto Trata

A dor na lateral do pé e no tendão tibial é na maioria das vezes causada pelo excesso de atividade física, ou por sobrecarga na região, mas ela também pode ser causada simplesmente por subir muitas escadas.

Outro fator que contribui para o desenvolvimento da lesão, é a pisada pronada, que é uma inclinação no ângulo dos pés, que faz com que eles fiquem mais curvados para dentro, e consequentemente aumenta a pressão no arco do pé.

 

Sintomas da dor no tendão tibial

As dores podem estar presentes apenas na lateral interna do pé, mas também se estender até o tendão de aquiles, outro sintoma muito comum desta lesão, é o surgimento de inchaços no pé.

O nível de gravidade dos inchaços em casos mais extremos, podem provocar até mesmo o achatamento do pé.

A dor na lateral do pé causada por lesão pode diminuir ao repousar.

 

Tratamento da dor no tendão tibial

É necessário consultar um médico ortopedista para que o tratamento correto seja aplicado, mas geralmente consiste no uso de medicações para impedir a inflamação e evitar dores, e também pode ser necessário fazer fisioterapia para fortalecer a região e prevenir que o tendão se lesione novamente.

 

Dor na lateral do pé causada por sapatos inadequados

O uso de calçados apertados ou de salto alto poderão contribuir para o desenvolvimento da tendinite, quanto lesões no tendão tibial, por este motivo é melhor prevenir, e ficar atento na hora de escolher o calçado.

Ao comprar os calçados, verifique qual é o tipo de material empregado em seu confecção, o formato dele deve se ajustar ao formato dos seus pés e pode também ser um calçado especial como o sapato para joanete, o solado não pode ser muito duro nem muito macio, e principalmente, fique atento à palmilha, pois em ambos os casos citados ao longo dessa postagem, uma boa palmilha trará grande resultados no tratamento.

A palmilha ideal deve ser composta de material macio, e que forneça o amortecimento necessário para os seus pés, também é importante verificar a sua altura, pois a altura da palmilha juntamente com a altura do solado podem permitir muito conforto, como no caso dos calçados anatômicos indicados como sapato para esporão. É importante que ela não seja muito fina, para que assim a pressão dos seus pés seja distribuída de maneira uniforme nos pés.

 

Dicas para prevenir a dor na lateral do pé

Está pequena lista de itens não vai apenas prevenir as dores, como também contribuir para a saúde no geral:

  • Não fique acima do peso: o sobrepeso aumenta a pressão sobre os pés, o que aumenta as chances de fraturas e lesões;
  • Não exagere nos exercícios: atividades físicas são importantes para a saúde, mas o excesso delas pode ser muito nocivo também, então a melhor escolha é malhar ao lado de um profissional qualificado;
  • Faça alongamentos: alongamentos são essenciais para evitar as dores nos pés, mesmo que você não pratique atividade física, passe a se alongar pelo menos 2 vezes ao dia;
  • Descanse um pouco: tire pelo menos alguns minutinhos do seu dia para colocar os pés pra cima e relaxar;
  • Não use calçados apertados: eles são os principais causadores de dores, então ofereça sapatos de qualidade para agradar os seus pés, afinal eles te aguentam o dia todo não é mesmo? 😉

Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!