fbpx
Dor no Pé

Dor no calcanhar? Descubra as causas e tratamento

Dor no calcanhar? Descubras as causas e tratamento – O calcanhar é a região do pé que mais sofre impacto durante o caminhar. É nele que ocorre o toque com o chão em cada passo e também ele é o responsável por suportar a maior parte do peso do corpo, então é natural que se sinta mais dores nesta região, veja neste post como tratá-las!

Antes de falarmos propriamente dos tratamentos, vamos abordar quais são as principais causas e sintomas destas dores, para que assim você possa encontrar a solução correta.

 

O que causa dor no calcanhar

As dores no calcanhar podem ser causadas por vários motivos, dentre eles podemos citar:

  • Passar muito tempo em pé: o ato de ficar muito tempo em pé faz com que a pressão do peso do corpo sob os calcanhares seja muito alta à ponto de deixá-lo dolorido ou sensível;

 

  • Longas caminhadas / caminhar em solo rígido: o hábito de fazer caminhadas muito longas, ou em solos mais rígidos como asfalto ou cimento podem diminuir a capacidade de amortecimento dos tecidos da sola do pé e isso poderá causar dores. Cabe ressaltar que a caminhada na praia ou na areia também não é recomendada, pois ela aumenta o risco de lesão por não ser um terreno regular;

 

  • Lesões ou acidentes: em alguns casos bem específicos pode ocorrer torções ou pancadas na região do calcanhar que vão causar a dor no calcanhar principalmente no contato com o solo;

 

  • Problemas ortopédicos: as dores de algumas pessoas podem ser causadas por problemas ortopédicos, dentre eles os mais comuns são: esporão , fascite plantar, gota no calcanhar ou pé diabético;

 

  • Calçados inapropriados ou uso excessivo de salto: para uma boa saúde dos pés um calçado de qualidade, confortável e adequado é essencial, porém o uso de sapatos apertados, com o solado e palmilha muito planas, solado duro ou de qualidade ruim, podem ser vilões para os seus pés e por isso é importante escolher um modelo que possua pelo menos 2 cm de salto, que seja confortável e se adapte ao formato de seu pé. No caso das mulheres, o ideal é que não se use saltos muito altos por longos períodos. É justamente por isso que aqui na Pé Relax criamos uma loja de sapatos confortáveis especiais para várias desfunções causadas nos pés. Temos modelos especiais para esporão, modelos especiais para diabéticos, modelos especiais para joanete e muito mais.

 

As dores no calcanhar podem surgir em qualquer pessoa, porém em meia-idade ela poderá ser desenvolvida com maior facilidade.

 

Sintomas das dores no calcanhar

Confira quais são os sintomas mais comuns da dor no calcanhar e identifique qual delas você está sentindo, porém sempre recomendamos que um médico seja consultado para que o tratamento correto seja realizado.

 

Dores temporárias

As dores causadas por: passar muito tempo de pé em um dia especifico, uma caminhada mais longa ou por uso de um calçado desconfortável podem durar aproximadamente 1 dia e geralmente podem ser amenizadas simplesmente com repouso ou tratamento caseiro.

Elas tendem à ser mais leves, e ao caminhar não são tão agressivas, porém deve-se tomar muito cuidado com este tipo de dor no pé para que ela não se torne crônica.

 

Dores crônicas

As dores crônicas podem ser causadas por: lesões, problemas ortopédicos e pela falta de tratamento das dores temporárias.

Este tipo de dor no calcanhar costuma ser mais acentuada à noite e logo após acordar, e geralmente sente-se dores mais fortes durante o caminhar, principalmente se estiver usando um calçado inapropriado.

 

Sensibilidade no calcanhar

A sensibilidade pode indicar a presença de síndrome do túnel társico, que é uma compressão do canal onde estão localizados os tendões da região do tornozelo.

 

Dor no calcanhar ao caminhar

Uma entre as principais causas de dores ao caminhar, é de uma inflamação chamada bursite calcânea, ela atinge a parte de trás do calcanhar, mais especificamente entre o tendão de aquiles e os ossos do pé, o que causa dores até mesmo sem contato do pé com o solo.

Independentemente se seja somente um dos pés, somente o esquerdo ou o direito, ou até mesmo ambos, não há sintomas excludentes, todos os sintomas citados acima podem atingir ambos os pés.

 

Diagnosticando

A dor no calcanhar pode nos levar a acreditar que são simples, e que logo irão passar, pois há uma variedade muito grande de possibilidades, portanto é obrigatório que ao persistir as dores um médico seja consultado para que os exames corretos possam ser aplicados, e o motivo causador seja identificado.

Cada sintoma poderá exigir um tipo de exame diferente, vai depender da complexidade do quadro, entre os exames que podem ser realizados, alguns deles são:

  • Raio-x;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética;
  • Electromiografia (conhecido popularmente como eletro);
  • Densitometria óssea;
  • Entre outros;

Nos exames serão analisados os ossos, a capacidade de movimentação do pé, articulações, musculatura, sensibilidade, coordenação entre outros fatores.

 

Tratamentos e prevenção

Uma simples mudança de hábitos poderá sanar o problema da dor no calcanhar, porém em alguns casos será necessário realizar um acompanhamento médico.

  • Dores causadas por ficar muito tempo de pé: tente readaptar sua rotina para que fique menos tempo de pé, ou procure por calçados anatômicos – aqueles que foram produzidos visando respeitar a estrutura das pernas e pés – para amenizar o impacto sobre o calcanhar;

 

  • Dores causadas por exercícios físicos: considere diminuir a intensidade dos exercícios, e procurar por terrenos mais regulares e com piso mais macio do que o asfalto para caminhar, como por exemplo: a grama ou esteiras;

 

  • Dores causadas por lesões ou acidentes: somente o médico poderá prescrever o tratamento correto para este tipo de dor, afinal cada caso é específico, e poderá possuir menor ou maior grau de complexidade;

 

  • Dores causadas por calçados inapropriados, ou com salto muito alto: este tipo de dor no calcanhar pode ser facilmente resolvido, afinal será necessário apenas trocar o calçado optando por modelos mais confortáveis;

 

  • Tratamento para esporão: preparamos uma postagem exclusiva sobre esporão onde você poderá encontrar tudo sobre o assunto;

 

  • Tratamento para síndrome do túnel társico: o tratamento é feito utilizando injeções de analgésicos e anti-inflamatórios, em casos específicos pode ser necessário uma intervenção cirúrgica;

 

  • Tratamento para bursite calcânea: o tratamento da bursite é bem semelhante ao de síndrome do túnel társico, porém pode ser necessário a utilização de compressas quentes e frias.

 

Acima foram listados os tratamentos para grande partes das causas da dor no calcanhar, porém algumas medidas podem prevenir o surgimento destas dores, sendo elas:

 

  • Cuidar do peso: o sobrepeso, ou obesidade pode fazer com que a pressão sobre os pés, e em especial ao calcanhar aumente muito, e em consequência as dores irão surgir;

 

  • Não ficar muito tempo de pé, ou caminhando: nosso corpo está preparado para aguentar uma determinada quantia de tempo de pé ou caminhando, então tente intervalar o tempo que passa de pé, e o tempo que permanece sentado;

 

  • Faça repousos: após um longo dia de trabalho a melhor pedida é colocar os pés pra cima e relaxar;

 

  • Use calçados mais confortáveis: escolha calçados que se ajustem aos seus pés, que sejam mais confortáveis, e que ofereçam melhor amortecimento para o caminhar e acabar com a dor no calcanhar.

 

Veja 7 causas da dor no calcanhar, suas características e como se livrar delas

Você está sentindo aquela dor no calcanhar, e já não sabe mais o que fazer para que ela passe? Então continue lendo este texto e veja já como se livrar deste incômodo e recuperar o conforto do seu caminhar!

Para resolver as dores de maneira eficaz, precisamos identificar o quê está causando as suas dores, e após isso aplicar o tratamento correto, então sem mais delongas, vamos as principais causas de dor no calcanhar logo abaixo.

 

1. Dor no calcanhar por excesso de atividades físicas ou estresse

Para as pessoas que praticam esportes de impacto, ou passam muito de pé ao longo do dia, é comum que ocorra algumas lesões no calcanhar, afinal é onde a pressão do peso do corpo está concentrada.

Este tipo de dor no pé pode durar de um dia, a até 2 semanas dependendo da gravidade do caso e da região lesionada. As lesões costumam ocorrer na fáscia plantar (uma superfície que faz o ligamento do ossos calcanhar até os dedos do pé), na pele ou até mesmo no próprio osso do calcanhar.

 

Como sanar a dor no calcanhar causada por atividades físicas ou estresse

As dores causadas por excesso de atividades físicas ou estresse podem ser tratadas simplesmente fazendo repouso, e deixando os “pés descansarem”, assim a região lesionada irá se recuperar naturalmente, porém outras medidas também devem ser tomadas:

  • Utilize compressas de água fria para diminuir o inchaço, e acelerar a cicatrização;
  • Evite utilizar calçados de salto alto;
  • Opte por usar calçados mais confortáveis e que permitam maior suavidade no caminhar;

Caso a dor persista à essas medidas básicas, procure um médico especialista para que um exame mais detalhado possa ser realizado, e para que o tratamento correto seja aplicado, pois em casos de fraturas será necessário realizar uma intervenção médica.

 

2. Dor no calcanhar causada por pé chato ou alterações biomecânicas

O pé plano ou pé chato como é popularmente conhecido é muito comum em crianças, e pode ser corrigido com o uso de palmilhas e calçados ainda na infância, porém há muitos adultos que também possuem essa alteração no formato do pé, o que pode trazer muitas dores pela falta de distribuição da pressão durante o caminhar.

O uso de calçados desconfortáveis, ou de salto alto também podem causar alterações biomecânicas nos pés, que é um dos motivos mais frequentes de dores nos pés.

 

Como sanar a dor no calcanhar causada por pé chato ou alterações biomecânicas

Para que o tratamento correto seja indicado, é necessário que um ortopedista seja consultado, mas geralmente o tratamento consiste em exercícios de correção, ou fisioterapia para recuperar os movimentos, ou fazer uma reeducação do jeito de caminhar.

Em alguns casos as dores são sanadas com maior facilidade apenas trocando as palmilhas ou calçados, porém também há casos em que uma cirurgia de correção pode ser necessária.

 

3. Dor no calcanhar causada por esporão do calcâneo

Sapato para Esporão de Calcâneo
Esporão de Calcâneo

O esporão do calcâneo é um dos problemas ortopédicos mais comuns entre as pessoas, e também é um dos que causam maiores dores, em alguns casos a dor é sentida através de um contato leve na região lesionada, no blog da Pé Relax já escrevemos alguns textos mais detalhados sobre o esporão:

Basicamente, o esporão é uma calcificação que surge no calcanhar que é a causadoras das dores sentidas no calcanhar.

 

Como sanar a dor no calcanhar causada por esporão do calcâneo

Para que o tratamento correto seja aplicado, é necessário buscar ajuda médica, usualmente o esporão costuma ser tratado utilizando:

  • medicamentos anti-inflamatórios
  • compressas de gelo;
  • repouso;

Porém em raros casos pode ser necessário realizar uma cirurgia para a retirada da calcificação, por este motivo é importante que o tratamento seja realizado logo de inicio, evitando as complicações do caso.

 

4. Dor no calcanhar causada por gota

A gota é muito conhecida por causar dores nos dedões do pé, mas você sabia que também há uma variação dela que atinge o calcanhar? Então saiba mais agora!

A gota é causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que costuma se concentrar nos pés, e este acumulo causa uma inflamação que é chamada de gota, por este motivo ela pode estar presente em qualquer região do pé, mas costuma-se se concentrar mais no dedão ou calcanhar.

 

Como sanar a dor no calcanhar causada por gota

Um médico especialista deve ser procurado, pois o tratamento é realizado utilizando medicamentos, e após a conclusão dos tratamentos da inflamação é necessário realizar um acompanhamento para controlar os níveis de ácido úrico.

Veja também – Dor no calcanhar? Descubra as causas e tratamento

 

5. Dor no calcanhar causada por fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação do tecido que envolve toda a sola do pé, desde o calcanhar até os dedos, e é um dos assuntos que foram mais detalhados em nosso blog, confira as postagens sobre fascite plantar logo abaixo:

 

Como sanar a dor no calcanhar causada por fascite plantar

A fascite não deve ser ignorada, pois a falta de tratamento pode ocasionar em complicações, e até mesmo fazer com que as dores se tornem crônicas.

O tratamento de fascite plantar consiste em:

  • utilização de medicamentos anti-inflamatórios;
  • alongamentos e exercícios para fortalecimento da região;
  • utilização de calçados mais confortáveis;
  • em alguns casos pode ser necessário fazer fisioterapia;
  • em quadros mais extremos a cirurgia pode ser necessária;

Uma alternativa caseira para aliviar as dores é a utilização de compressas de gelo por 10 à 15 minutos 2 vezes ao dia.

 

6. Dor no calcanhar causada por bursite

Quando pensamos em dor no calcanhar logo já pensamos na região de baixo do pé, porém a bursite atinge a região superior, próxima do tornozelo, ela é mais comum em praticantes de esporte, ou também pode surgir após acidentes.

As dores causadas pela bursite são mais intensas durante o caminhar, ou ao movimentar os pés.

 

Como sanar a dor no calcanhar causada por bursite

O tratamento para bursite consiste na utilização de medicamentos e fisioterapia que deverão ser prescrevidas por um médico especialista.

 

7. Dor no calcanhar causada por calçados impróprios

Calçados desconfortáveis, duros, moles, muito baixos ou muito altos, são os maiores causadores de dores e problemas ortopédicos, e não é para menos, seus pés aguentam o peso de todo o corpo e te mantém de pé o dia todo, então eles precisam de calçados que ofereçam amortecimento e conforto para suportar o dia a dia.

 

Como sanar a dor no calcanhar causada por calçados impróprios

Invista em calçados que respeitam o formato dos seus pés, e que lhe ofereçam todo o conforto e suavidade necessários para os seus pés, com certeza eles irão lhe agradecer! 😉

 

O que devo analisar na compra de um novo calçado?

Para lhe ajudar a escolher um modelo ideal, vamos listar alguns dos principais critérios que devem ser verificados:

  • Material utilizado na confecção: os calçados fabricados em couro costumam oferecer melhor “respiração” para os seus pés, e conservam a temperatura para evitar a transpiração, além de oferecer maciez incomparável;
  • A qualidade do solado: os solados são uma das principais partes, pois ele não deve ser muito baixo, nem muito mole, e também deverá lhe oferecer amortecimento ao caminhar;
  • Formato do calçado: fique atento ao formato do calçado, o ideal é que ele não seja muito fino, e que respeito o formato do seu pé;
  • Palmilha: o conjunto palmilha e solado são os responsáveis pela absorção do impacto e amortecimento para o seu caminhar, então busque por palmilhas que ofereçam o conforto necessário para os seus pés.

 

Com tantos critérios, como vou me sentir segura(o) para escolher o meu calçado?

Sapatos Confortáveis
Sapatos Confortáveis

Você poderá comprar com tranquilidade os seus calçados na Loja Pé Relax! Todos os nossos produtos foram cuidadosamente desenvolvidos para lhe oferecer o conforto necessário, e sempre respeitando os critérios citados acima, nós vamos lhe oferecer a melhor e mais confortável experiência para o seu caminhar!

Possuímos uma grande variedade de modelos tanto masculinos quanto femininos, e nem por priorizarmos o conforto que deixamos de pensar na beleza, com certeza vocês encontrarão o modelo que é a sua cara, clique no link à seguir e confira todas as opções disponíveis: www.perelax.com.br


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!