fbpx
Dor no Pé

Caroço no Pé, confira TUDO o que você precisa saber

Caroço no Pé, confira TUDO o que você precisa saber – de repente apareceu um caroço no seu pé e isso está te deixando receoso(a)? Não se preocupe, neste post vamos lhe contar o que eles são, como tratar e tudo o que você deverá fazer!

Os caroços no pé podem surgir em lugares diferentes, também assumindo características diferentes, como: tamanho, presença de dor, rigidez, se ele é fixo ou se move, mas não se preocupe, quase sempre não é nada grave!

Mesmo que caroços no pé na grande maioria das vezes não sejam problemas sérios, se não forem devidamente tratados, poderão resultar em complicações.

 

O que são os caroços no pé

Os caroços no pé podem ser classificados em cistos ou nódulos, a diferença entre eles é de que:

  • Os cistos são tumores benignos e possuem um preenchimento que pode ser líquido, pastoso ou semi-sólido. O seu crescimento é lento e não costuma apresentar sintomas.
  • Já os nódulos são lesões sólidas e podem ser benignos ou malignos, possuem pelo menos 1 cm de diâmetro. Quando ele é maligno pode possuir uma capacidade de auto-expansão.

Os cistos surgem mais frequentemente no tornozelo ou no peito do pé, eles possuem um formato arredondado, não costumam apresentar dores, seu tamanho é variável e também podem ser conhecidos como cisto sinovial ou cisto ganglionar.

O cisto sinovial na grande maioria dos casos é pequeno, semelhante ao tamanho de um grão de milho, ao apertá-lo pode haver a sensação de que está se movendo na superfície da pele. Ele pode desaparecer por conta própria.

Os nódulos são mais frequentes na fáscia plantar e quando eles aparecem pode ser um sinal de que há algo de errado com os pés. O tipo de nódulo que é mais comum é chamado de fibromatose plantar e recebe esse nome, pois são formados devido a um crescimento anormal do tecido fibroso que cobre toda a região da sola dos pés.

 

LEIA TAMBÉM: Artrite no Pé: o que é, causas, e como tratar!

 

Não entre em pânico ao perceber o surgimento de um caroço no pé.

Na maioria das vezes os nódulos são benignos e inofensivos, seu tamanho médio é entre 2 cm de diâmetro, podendo ele ser bem pequeno, ou chegar a um pouco mais de 3 cm, e podem surgir em qualquer lugar da fáscia plantar (um tecido que conecta o calcanhar com os dedos do pé).

Eles podem surgir em ambos os pés ao mesmo tempo, podem crescer lentamente, havendo também possibilidade de dor no pé ou não.

 

Causas de Caroço no Pé

Ainda não sabe muito bem o que causam os caroços, eles podem surgir do nada e até mesmo em pessoas que estão com saúde e cuidados com os pés em dia, porém, alguns fatores podem favorecer com que eles apareçam, sendo eles:

  • Lesões ou alterações nas articulações, pois isso faz com que haja um acumulo de líquidos no corpo, e esse acúmulo pode se transformar em um cisto.
  • A idade avançada também pode contribuir, mas eles podem surgir em pessoas de qualquer idade.
  • Uso de sapatos apertados ou de salto alto contribuem para o desenvolvimento de caroços, uma vez que esses tipos de calçados podem ferir a superfície da pele do pé, ou aumentar a pressão durante o caminhar. Neste caso é sempre recomendado o uso de sapatos confortáveis.
  • Excesso de atividades físicas, ou sobrecarga no trabalho também podem ser considerados como fatores de risco, já que eles provocam desgastes nas articulações.
  • Doenças reumáticas, como a artrite colaboram com alterações nas articulações e nos fluídos do corpo, aumentando a chance de surgirem os caroços no pé.

 

Sintomas de Caroço no Pé

O principal sintoma é o surgimento do próprio caroço, que pode ser facilmente observado, mesmo que ele seja pequeno e não deve ser confundido com calos nos pés.

Os sintomas do cisto e dos nódulos são bem parecidos, geralmente eles não apresentam dores, a menos que sejam pressionados.

Os caroços também podem apresentar formigamento, falta de sensibilidade e dormência, mas esses casos são mais comuns quando eles estão encima de um nervo.

Em casos mais extremos, se os cistos forem pressionados por muito tempo, seja por excesso de atividade física ou ao ficar muito tempo de pé, ele pode se romper e causar um vazamento de líquido.

 

Tratamento de Caroço no Pé

Algumas vezes os caroços, também conhecidos como bolinha no pé, podem desaparecer sozinhos, mas caso ele permaneça no pé por mais de 7 dias, recomendamos que você procure um médico, afinal existe uma pequena possibilidade que ele seja um tumor maligno.

O médico fará o diagnóstico no próprio consultório e algumas das medidas que podem ser tomadas são:

  • Aplicar gelo em casa cerca de 15 a 20 minutos por dia podem diminuir o inchaço e as dores;
  • Passe a usar calçados mais confortáveis, e que não pressionem os pés, pois isso fará com que não haja mais dores, e facilitará o processo de cicatrização;
  • A retirada do líquido do caroço usando uma agulha até que o mesmo desapareça, e se o caroço retornar, o mesmo processo poderá ser repetido algumas vezes;
  • Alguns medicamentos podem ser injetados na região onde a bolinha está localizada para impedir o crescimento dela;
  • Em alguns casos pode ser necessário fazer uma micro-cirurgia, mas é um processo bem simples e rápido, onde o paciente retorna para casa no mesmo dia, somente é feito um corte na região do caroço para a retirada do mesmo, e logo em seguida o pé é suturado;

Os tratamentos de caroço são muito simples, mas jamais tente esvaziá-lo, ou cortá-lo por conta própria, isso somente poderá lhe prejudicar, e sempre que tiver alguma dúvida, recorra a um médico especializado.

 

Curte vídeo? Então que tal ver esta transcrição deste post que preparamos para você:

Caroço no Pé – Confira tudo o que você precisa saber!


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!