fbpx
Dor no Pé

Pés saudáveis também precisam de cuidados

Cuidar dos pés não é somente uma questão de estética, é também um fator importantíssimo para saúde. Quando se fala em cuidados com o corpo, logo de cara pensamos em dar atenção para pele e cabelo, mas não é somente eles que precisam de cautela. Cuidar dos pés é indispensável para que se tenha saúde e bem estar.

 

Infelizmente essa atitude é deixada de lado por muitas pessoas simplesmente por não conhecerem a importância, ou somente quando existe alguma dor ou incômodo. Mesmo sendo uma região do nosso corpo extremamente forte, visto que os pés carregam todo o peso do corpo, cansaço e o estresse do dia a dia, é essencial mantê-los saudáveis para evitar futuras lesões.

 

Eles são mais importantes para o funcionamento do corpo do que muitos imaginam, sem contar de como ele foi moldado aos poucos pela evolução humano e hoje são perfeitos para aguentar nosso cotidiano.

 

CURIOSIDADES SOBRE OS PÉS

1 – Força e Equilíbrio

Os pés são responsáveis por todo o equilíbrio e estabilidade do corpo humano, eles absorvem o impacto, força e aderência para andar e correr.

 

2 – Anatomia

Apesar de parecem delicados, os pés possuem 26 ossos, 33 articulações e uma rede de mais de 100 tendões, músculos e ligamentos.

 

3 – Terminações Nervosas

Os pés são donos da maior parte de terminações nervosas de todo o corpo. No total são mais de 7.000 terminações nervosas em cada pé. Mas o que é terminações nervosas? As terminações nervosas são receptores distribuídos por toda a nossa pele, no pé diabético são justamente elas que podem trazer problemas pois elas são responsáveis por sentir a temperatura e as sensações de dor na parte mais externa do corpo.

 

4 – Arcos

O pé humano é o único que possui dois arcos, um superior – o chamado arco tarsal transversal; outro inferior – o arco longitudinal medial. O formato exclusivo foi sendo adaptado ao longo dos anos e a junção destes dois arcos é responsável pela rigidez exclusiva dos pés humanos, nos permitindo caminhar por longas distancias e sem cair.

 

5 – Alinhamento

Um quarto de todos os ossos do corpo humano estão localizados nos pés, por isso, quando eles estão desalinhados, você sentirá os efeitos em outras partes do corpo.

 

6 – Glândulas

Os pés têm 250.000 glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, quando estas glândulas se ativam, é possível produzir até 180 ml de suor por dia.

 

7 – Crescimento

Os pés crescem rapidamente até os 4 anos de idade, após este período, diminui para uma taxa de crescimento de aproximadamente um tamanho por ano até a metade da adolescência, quando o pé estiver em tamanho normal.

 

8 – Numeração

Os tamanhos de pés considerados comuns no Brasil é de 34 a 38, sendo os calçados mais vendidos são de tamanhos entre 35 e 38.

 

9 – Causas de Dores

Os problemas mais comuns nos pés são causados pelo mau uso de calçados, como numeração errada e calçados anatomicamente desconfortáveis e o uso de salto alto podem trazer dor no esporão. Agora que já entendemos um pouco mais sobre como funciona e a importância dos pés, o melhor a se fazer é ensinar cuidados básicos que farão grande diferente na saúde deles.

 

Cuidados com os Pés
Cuidados com os Pés

 

CUIDADOS COM OS PÉS

Além de garantir pés macios e saudáveis, manter cuidados diários com os pés irá te proporcional conforto e bem-estar para enfrentar o dia a dia. Separamos para vocês 8 dicas fácies para realizar em casa que te trará um excelente resultado.

 

1 – Lave os pés com delicadeza

Lavar os pés diariamente com água morna e são neutro suave, sem esfregar com muita força irá manter a firmeza da pele e temperatura natural. É importante também não demorar muito e secá-los bem ao final.

 

2 – Proteja-os do calor e frio

É importante evitar ao máximo andar descalço em superfícies quentes ou frias. Ande sempre de chinelo em lugares com piscinas e saunas e se sentir frio, use meias para aquecê-los.

 

3 – Faça hidratação diariamente

Não deixe os pés úmidos ou muito secos. O ideal é que você os mantenha hidratado passando creme todos os dias após o banho. Dessa maneira você conquistará um pé macio e lisinho.

 

4 – Cuide das unhas

Mantenha sempre as unhas lixadas e tenha um acompanhamento semanal com um podólogo ou pedicure, mas evite compartilhar seus utensílios de higiene. Observe as unhas com frequência, em caso de mudanças de cor, textura ou unha encravada, procure a ajuda de um profissional da área.

 

5 – Use calçados confortáveis

É de extrema importância usar sapatos ortopédicos e anatômicos, em casa e quando for sair. Esses sapatos evitaram impactos que podem causar futuras lesões.

 

6 – Caminhe Diariamente

Escolha um bom calçado e caminha diariamente entre 45 minutos a 1 hora por dia. Essa rotina será essencial para a circulação dos pés e pernas, o que os manterá muito mais saudável. Ps: para complementar você também pode praticar esportes e evitar beber e fumar.

 

7 – Tenha uma dieta balanceada

Inclua na sua rotina alimentos saudáveis, com a proporção adequada de açúcar e amidos.

 

8 – Fique atento aos sinais

Caso apareça alguma lesão ou anormalidade o ideal a ser feito é entrar em contato com um podólogo. Seguindo essas dicas e incluindo o cuidado com os pés em seu cotidiano, com certeza você conseguirá além de macios, pés saudáveis e preparados para acompanhar sua rotina. Lembre-se, o importante é que o cuidado seja constante, independente de onde você estiver!


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!