fbpx
Anatomia do Pé

Pedicuro: Já ouviu falar?

Todo dia 4 de dezembro, é comemorado especialmente o Dia do Pedicuro, um profissional de extrema importância para a saúde dos pés, mas que é pouco conhecido pelos brasileiros.

Aproveitando a data, vamos explicar para você o que é e o que faz esse profissional.

 

O QUE É UM PEDICURO?

Por ser muito confundido com pedicure, o termo “pedicuro” foi alterado para “podólogo” no ano de 1965 pelo VI Congresso Pan-americano de Podologia. Desde então, a Associação Brasileira de Pedicuros (ABP), fundada em 4 de dezembro de 1964, passou a se chamar Associação Brasileira de Podólogos a partir do ano de 1986.

A podologia é a ciência que estuda e elimina problemas referentes aos pés de homens e mulheres de todas as idades.

 

O QUE FAZ UM PEDICURO (PODÓLOGO)?

Um podólogo ou uma podóloga é um profissional que cuida além da saúde dos pés, pois na maioria das vezes, os pés dão sinais por meio de incômodos de um problema de saúde muito mais profundo e complexo, que estão ligados à outras partes do corpo.

Por isso, o profissional necessita ter um olhar íntegro ao atender uma pessoa, saber compreender todas as informações que são passadas durante o exame dos pés e ter total cuidado e delicadeza para utilizar os bisturis e outros instrumentos que são muito afiados e pontiagudos.

É de extrema importância entender que a podologia não tem somente um fim estético, por mais que a maioria das consultas sejam voltadas para resolver problemas desse tipo, a participação de uma podólogo na vida das pessoas é muito mais ampla.

O trabalho de um podólogo é uma terapia aplicada por meio de estudos científicos e técnicos, com o intuito de cuidar não somente de unhas encravadas ou pés ressecados, mas também de calosidades e outras anormalidades referentes à formação óssea e doenças infecciosas.

É função do profissional de podologia fornecer consulta pessoal para pacientes com tratamento contínuo de doenças e prevenção dos pés. Assim como diagnosticar doenças nos pés, como tumores, úlceras, fraturas, doenças da pele ou das unhas encravadas e deformidades congênitas ou adquiridas.

O podólogo faz o uso de métodos modernos e inovadores para tratar doenças como calos, joanetes, unhas encravadas, tendões, cistos, distúrbios ósseos e abscessos. Também desenvolve próteses corretivas, moldes de gesso e correias para a correção de deformidades, reabilita padrões de caminhada e equilíbrio dos pacientes, com o intuito de projetar uma capacidade de se mover de maneira mais fácil e confortável.

E tem a responsabilidade de encaminhar pacientes para outros médicos quando os sintomas demonstram distúrbios como diabetes, artrite, doença cardíaca ou renal.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PODOLOGIA

O Conselho Federal de Biomedicina, na resolução de número 288, regulamenta a atuação de podólogos em diversas áreas, entre as mais relevantes são:

Podopediatria (podologia para crianças)
Podogeriatria, (podologia na terceira idade)
Podologia esportiva (podologia para atletas)
Podologia laboral (podologia para empresas)
Podologia geral (podólogo clínico)

 

BENEFÍCIOS DE UMA ROTINA COM UM PODÓLOGO

Além de examinar e cuidar da saúde dos pés, o podólogo também instrui seus pacientes a estenderem esses cuidados em casa, como uma higienização correta diariamente, o uso de sapatos adequados e ideal para cada formato de pé e sempre manter uma visita regular ao consultório.

Benefícios do Pedicuro

Alguns pacientes necessitam de maiores cuidados, por exemplo, pessoas com pés diabéticos e calosidades precisam prestar atenção extra, especialmente na velhice. Com a companhia de profissionais, a qualidade de vida e a saúde das pessoas já idosas ou em determinadas condições crônicas melhorará muito.

Em caso de unhas encravadas ou canto dos dedos latejantes, somente um bom podólogo pode ter o conhecimento e as ferramentas necessárias para o corte mais adequado, e pode usar perfeitamente as habilidades de aprendizado para tratar o problema e, o mais importante, pode minimizar a dor, ou mesmo desaparecer para sempre instantaneamente.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM PEDICURO (PODÓLOGO) E O PEDICURE?

É normal que muitas pessoas confundam essas duas atuações por serem profissionais que trabalham com os pés. Mas a atuação é bastante diferenciada, já que o pedicure visa totalmente estética e o podólogo visa um olhar sistêmico para a saúde dos pés.

O pedicure corta, lixa, faz a cutilagem e esmaltação das unhas. Já o podólogo é responsável por prevenir e tratar doenças superficiais dos pés, como micose, bolas brancas de neve, calos, calosidades (lesões maiores que os calos) e verrugas.

Outra diferença extrema é a regulamentação dos ofícios para exercerem a profissão.
Enquanto o pedicure pode exercer depois de fazer algum curso rápido, ou até mesmo aprendendo sozinho a deixar os pés mais bonitos, o podólogo passa por uma formação sólida para poder exercer a profissão que é reconhecida desde 1968.

 

QUANDO DEVO PROCURAR UM PODÓLOGO?

Como já foi dito anteriormente, um forte incômodo nos cantos dos dedos é um bom indicador de que você deve procurar um podólogo, além de precisar usar sapatos confortáveis. Porém, os motivos para a busca desse profissional são diversos, com variações de sintomas.

Quando preciso de um pedicuro?

Algumas das queixas mais apresentadas por pacientes que procuram um podólogo são a micose, joanetes (deformação óssea no pé), feridas, calosidades, verrugas, unhas encravadas, olho de peixe (tipo de verruga que atinge a sola do pé), fissuras, úlcera no pé, psoríase (doença inflamatória na pele, com lesões avermelhadas e descamativas), além de pele seca, transpiração em excesso e mau cheiro.

Nunca se esqueça que a saúde de seus pés é sempre muito importante, se a área estiver infeccionada, você não deve se acostumar com coceira, manchas, unhas amareladas, dor ou mesmo a presença de pus. Mesmo que alguns pedicures removem as unhas em crescimento, a podologia é a melhor ciência para esse trabalho.

É importante ressaltar que o cuidado com os pés deve existir por toda a vida, desde bebê até a idade adulta, com foco e atenção maior para os idosos. Pois quando envelhecemos, a pele fica ressecada, o que aumenta as chances de desenvolver problemas e fissuras. Por exemplo, quem tem pés que sofrem de diabetes, é necessário de cortes adequados das unhas e hidratação constante.

A profissão de podologia garante a saúde total do indivíduo, começando pelos pés. Tenha sempre uma rotina de visitas ao podólogo para garantir seu bem-estar.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!