fbpx
Dor no Pé

Calos nos Pés: veja agora como se livrar deles!

Calos nos pés: veja agora como se livrar deles! – Há calos surgindo em seu pé, e você ainda não sabe o que está causando e o que fazer para eliminá-los? Então fique atento, pois iremos compartilhar tudo o que você precisa saber para prevenir e livrar-se dos calos!

Basicamente os calos são causados por atritos na pele, e podem surgir nas mãos ou nos pés, porém nesta postagem vamos focar somente nos pés, e explicar tudo sobre eles. Sem mais delongas….

 

O que são os Calos nos Pés?

Os calos são pequenos “caroços” que se formam na pele, eles possuem uma textura bem áspera e dura. Sua aparência pode lembrar uma ferida, porém calos recentes não costumam apresentar dores como o esporão.

Eles protegem a pele na parte de baixo do caroço, portanto não se deve tentar removê-los cortando ou tentando arrancá-los, pois isso poderia gerar lesões.

 

O que causa Calos nos Pés?

Os calos nos pés são ocasionados pelo desgaste na pele em uma região específica que sofre de atrito constante, e quase sempre este atrito é ocasionado por calçados apertados. Porém caso haja alguma outra interferência na região dos pés que cause atrito, ela também poderá ocasionar no surgimento dos calos.

Lembrando que eles podem surgir em qualquer região do pé, desde o calcanhar até os dedos.

Calos nos Pés
Calos nos Pés

 

Calos nos pés diabéticos

Os pés diabéticos são mais propensos para o surgimento de calos, principalmente se a diabete não estiver controlada, pois a capacidade de cicatrização é menor, então os cuidados devem ser redobrados para prevenir e também para evitar a evolução de calos já existentes.

Preparamos um artigo em nosso blog exclusivamente sobre pé diabético, que tal conferir? É só clicar no link à seguir: Pé diabético: sintomas, causas e cuidados

 

Como tratar Calos nos Pés?

O tratamento consiste simplesmente em trocar os calçados utilizados por modelos que não pressionam a região da calosidade (região engrossada da pele ou do calo), ou algumas medidas caseiras, como aplicar cremes ou lixar a pele, porém há um procedimento correto. Confira algumas técnicas de tratamento.

Assim como na unha encravada os calos deve ser observados de perto por um especialista e você deve acompanhar sua evolução para minimizar os efeitos e problemas.

 

Tratar calos nos pés com vinagre

O vinagre de maçã é um ótimo agente cicatrizador, ele contribui para impedir o surgimento de infecções, e também para a regeneração da pele.

Aplique o vinagre utilizando algodão umedecido no calo, de preferência antes de dormir, e deixe-o agir por toda à noite, logo pela manhã limpe-o e lixe o calo com uma pedra para pés (pedra pome), ou com lixas de pé. Repita este tratamento diariamente até que o calo desapareça.

 

Tratar calos nos pés com cremes

Uma opção mais simples e prática é tratar os calos com cremes hidrantes e esfoliantes, porém este tratamento é mais recomendado para calos menores. O tratamento consiste em aplicar creme hidrante diariamente na região afetada para que a pele se regenere, e uma vez a cada 3 dias fazer a esfoliação para remoção do “tecido morto”. Esse procedimento deverá ser repetido até que a pele volte ao normal.

 

Simpatia para tratar calos nos pés

Na internet existem várias simpatias para o tratamento de calos, a Pé Relax não vai entrar no mérito se elas funcionam ou não, porém não há nenhuma comprovação médica/cientifica dos resultados gerados por elas.

Nós recomendamos em não optar por está forma de tratamento, pois há riscos de piorar o caso ou de dificultar a cicatrização, em caso de dúvidas, a melhor pedida é buscar a ajuda de um médico.

 

Reduza o atrito nos calos

Para evitar o atrito da região em que surgiu a calosidade o ideal é que além de trocar os sapatos, se use um pequeno curativo, pode ser apenas um pedaço de gásea com fita, ou band-aid.

 

Nunca tente cortá-los

Em hipótese alguma tente remover os calos por conta própria, isso poderá causar uma infecção ou até mesmo uma lesão na pele que está embaixo dele, que geralmente é bem mais sensível.

Em alguns casos as calosidades se tornam grandes, e doloridas, nessas situações a medida mais recomendável é procurar um médico especialista (dermatologista), para que o tratamento correto, ou até mesmo a remoção cirúrgica possa ser realizada.

 

Como evitar calos nos pés

A melhor forma de eliminar os calos é evitando a causa deles! Então se eles estão sendo causados pelos seus calçados ou meias, troque imediatamente por opções mais confortáveis. Calçados apertados à partir de agora estão proibidos para os seus pés, afinal eles merecem caminhar com conforto, não é mesmo?

Você deve estar se questionando em como uma meia pode gerar calos? Mas a resposta é bem simples, se o elástico dela é muito apertado, ou se há alguma costura pontiaguda, é o suficiente para gerar o atrito causador do calo.

Evite andar descalço, pois isso contribuirá para o engrossamento da pele, e consequentemente as calosidades surgirão.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!