fbpx
Anatomia do Pé

Como prevenir e tratar a má circulação nas pernas

Como prevenir e tratar a má circulação nas pernas – As varizes, o cansaço e a má circulação nas pernas são problemas mais comuns em mulheres que já passaram dos 40 anos. Neste artigo, contaremos a que se deve esta complicação e sobretudo como preveni-la e tratá-la.

 

Má circulação nas pernas: o que saber.

Má circulação nas pernas: o que saber.
Má circulação nas pernas: o que saber.

As extremidades inferiores são uma região de intercâmbio de líquidos. Trata-se do final do percurso das veias e artérias e permitem o retorno do sangue até o coração. Nesse processo, intervêm os vasos sanguíneos, o sistema linfático, o plasma e as proteínas. Portanto, quando falha, o líquido se acumula e não pode “retornar” ao lugar adequado. Um sintoma inicial da má circulação nos pés é a queimação na sola do pé.

Isso é muito comum, porque temos que manter as pernas para baixo, seja quando estamos sentados ou parados. A força da gravidade exerce pressão na direção dos pés e causa diferentes sintomas, como:

  • Cansaço
  • Inchaço
  • Dormência
  • Varizes.

 

Como diminuir a má circulação nas pernas.

Mudar os hábitos cotidianos é fundamental para prevenir, tratar ou reduzir este problema. Recomendamos que você opte pelo uso de sapatos confortáveis durante o dia pois assim poderá amenizar os problemas da má circulação. Pode parecer algo complicado a princípio, mas no final conseguimos resultados positivos. Preste atenção nestes conselhos para melhorar a má circulação nas pernas:

1 – Modifique a postura.

Se você trabalhar em um escritório, levante-se da mesa de vez em quando e caminhe um pouco ao redor do lugar. Você também pode colocar um banco ou uma lixeira virada para baixo para elevar as pernas enquanto está na frente do computador. Se seu emprego requer passar o dia todo de pé, sente-se por alguns minutos a cada hora ou caminhe alguns passos. Em longas viagens de avião ou de trem, use os descansos para os pés e levante-se na medida do possível. Se for de carro, faça paradas “técnicas” a cada uma ou duas horas.

2 – Realize atividades físicas.

Pratique alguma atividade física
Pratique alguma atividade física

Não é necessário que a rotina seja muito exigente. Com caminhadas diárias, um pouco de natação ou passeios de bicicleta podem ser suficiente. O exercício físico suave e prolongado é fundamental para que tanto o sistema linfático quanto o circulatório se ativem. Programe em sua agenda 30 minutos de esportes por dia.

3 – Beba muito líquido.

Uma boa maneira de contrabalancear a má circulação nas pernas é consumindo líquidos que permitam eliminar as toxinas através da urina. É importante beber água, sucos naturais (frescos), e chás de ervas (por exemplo, de cavalinha ou alecrim, que são diuréticas) para obter esse cometido. Evite o álcool, os refrigerantes e o café, porque têm o efeito contrário. Não se esqueça de consumir os 2 litros de líquidos por dia e aumentar a quantidade para 3 quando estiver muito quente ou você praticar esportes.

4 – Eleve as pernas.

Além da técnica de pôr um banco para levantar as pernas enquanto trabalhamos, que aliada ao uso de sapatos femininos confortáveis, pode combater a má circulação e repetindo esse método quando chegamos em casa. Por exemplo, quando sentar no sofá para assistir televisão, você pode apoiar os calcanhares na mesinha de centro ou sobre uma cadeira. Quando se deitar, deite-se com os pés na cabeceira e apoie-os na parede por alguns minutos. Para dormir, você pode colocar algumas almofadas sob as panturrilhas. A ideia é que as pernas fiquem mais elevadas que o coração.

5 – Coma mais frutas e verduras.

Coma mais frutas e verduras
Coma mais frutas e verduras

Por conterem muita água e nutrientes, são perfeitas para ter uma dieta saudável que reduza a retenção de líquidos e a má circulação nas pernas. Quando nossa alimentação está repleta de proteínas e gorduras, o sistema linfático fica sobrecarregado e não trabalha como deve. Elimine todos os alimentos que “engordam” o sangue, e colapsam o intercâmbio de fluidos. Sempre que possível, consuma frutas e verduras cruas e da estação.

6 – Tome uma ducha de água fria.

Antes de sair do banho, dirija um jato de água fria na direção das pernas. Intercale com água quente e faça o mesmo com a água fria. Esse método proporciona um alívio imediato quando sentir dor e cansaço. Você também pode repeti-lo pela manhã, para evitar as consequências de passar tantas horas com as extremidades paradas na mesma posição.

7 – Use sapatos confortáveis

Nós já explicamos o porque é importante usar sapatos confortáveis e reforçamos esta ideia mais uma vez. O uso do sapato adequado será ótimo para manter sua postura e lhe ajudar a melhorar a circulação sanguínea.

Veja neste vídeo os benefícios da linha especial de sapatos para esporão de calcâneo da Pé Relax.

O uso do calçado correto irá melhorar sua circulação e ainda poderá evitar problemas com esporão, por exemplo. Aqui no blog da Pé Relax já falamos sobre como aliviar a dor do esporão.

7.5 – Use meias especiais.

São conhecidas como “meias de descanso” ou “terapêuticas” e muito usadas nas viagens longas de avião. Não comprimem as pernas e evitam a má circulação, assim como também a retenção de líquidos. Também recomendamos que você evite calças muito justas, já que não permitem o correto retorno venoso.

8 – Diminuir a ingestão de sal e de açúcar.

O sódio e a glicose são dois inimigos do sistema linfático e circulatório e, por isso, é muito importante reduzi-los na dieta. O sal aumenta pressão arterial, favorece a retenção de líquidos e dificulta o funcionamento renal. Para substituí-lo, você pode usar ervas aromáticas ou o sal marinho (em pequenas quantidades). No caso do açúcar, altera os níveis de insulina e nos faz aumentar de peso. Escolha estévia, mel ou alfarroba para adoçar chás e sobremesas.

9 – Faça massagens.

Quando chegar em casa, você pode desfrutar de uma sessão de auto-massagens para melhorar a má circulação nas pernas. Depois que terminar o banho (usando a técnica da água fria e quente), coloque algumas gotas de óleo essencial de alecrim nas mãos e esfregue energicamente as extremidades, da ponta dos pés até as coxas. No final, deixe as pernas para o alto (com uma almofada ou na parede), durante meia hora.

 

Quer ouvir este conteúdo?

 

Agora que você já sabe como prevenir e eliminar a má circulação eu gostaria de saber se você conhece alguma outra técnica ou método para a má circulação? Deixe nos comentários, vamos aprender juntos.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!