fbpx
Joanete

Joanete: confira TUDO o que você precisa saber!

Joanete: confira TUDO o que você precisa saber ela! – você notou que o dedão do pé está “inclinado”, ou está sentindo dores? Então leia este post, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a Joanete! Aqui você encontrará a definição, sintomas, causas, tratamento, suas complicações e como prevenir ela. Vamos começar?

 

O que é Joanete?

A Joanete é uma deformação que ocorre no dedão do pé, onde o mesmo fica voltado para dentro, conforme pode ser visualizado na imagem acima, ela também é conhecida como Hálux Valgo (nomenclatura médica).

Outras características que a Joanete pode assumir é de sobrepor o segundo dedo ou até mesmo de se inclinar para baixo dele. Com ela também podem surgir calosidades e até mesmo o surgimento de um “caroço” (normalmente um dos ossos da base do dedão se projeta ao sentido contrário do dedão) no dedão do pé.

Preparamos este vídeo par falar um pouco sobre o joanete, confira!

 

O que causa Joanete?

A causa número 1 da Joanete é o uso de sapatos de salto alto, de bico fino ou muito apertados. Eles aumentam a pressão exercida sobre os pés e principalmente sobre os dedos quando há uso excessivo de salto, e devido a alta pressão o dedão começa à se deformar.

Outro fator que pode influenciar muito no surgimento é a genética, está anomalia possui tendências hereditárias, e mesmo que seus pais não tenham joanetes, uma má formação durante a gestação também poderá contribuir para o desenvolvimento dela.

A prática de atividades físicas, em especial a corrida e caminhada com calçados apertados são fatores aceleradores para o desenvolvimento da Joanete, então se você é praticante de esportes, busque sempre por usar calçados confortáveis e que ofereçam o amortecimento necessário.

Doenças Reumatológicas como a artrite e artrose também são considerados fatores de risco para o surgimento da Joanete. Aqui no blog nós já falamos de algumas dieta para artrite e descobrimos várias dicas incríveis.

 

Homem também desenvolve Joanete no pé?

Sim, essa patologia pode surgir em ambos os sexos e em qualquer idade, porém, ela é 10 vezes mais frequente em mulheres, principalmente as mais velhas, a justificativa é devido ao uso constante de calçados com salto muito alto ou de bico muito fino.

 

LEIA TAMBÉM: Presente para Sogra? Confira quais são as melhores opções.

 

Quais são os sintomas do joanete?

O sintoma mais comum, e mais visível é o “encurvamento” do dedão do pé, em alguns casos ele pode se curvar tanto que chega a aparentar que há um sexto dedo no pé, devido osso da base dos dedos, mas outros sinais também podem estar presentes, como:

 

  • dores no dedão: devido ao deslocamento, é comum que a pressão sobre o dedo aumente, e isso fará com que as dores surjam, podendo ser elas temporárias (ao usar calçados), ou constantes;
  • inchaço e vermelhidão: a deformidade causada pelo Joanete também pode fazer com haja uma diminuição da circulação sanguínea no dedão, e consequentemente inchaços e vermelhidões poderão surgir;
  • aumento da sensibilidade: a pele na região afetada também pode se tornar mais sensível ao toque;
  • surgimento de calosidades: os calos podem surgir na região em volta do dedão com mais frequência, pois a deformidade faz com que o atrito sobre a pele aumente, favorecendo o surgimento dos mesmos.

 

Pé com Joanete

 

Como tratar o Joanete?

Gostaríamos de destacar que um médico ortopedista deverá ser consultado para que o tratamento correto seja aplicado de acordo com o seu caso. Aqui estamos apenas informando alguns dos tratamentos mais comuns, lembrando que a falta de tratamento poderá trazer danos irreversíveis para os seus pés.

 

Elimine de vez os calçados apertados e de salto alto!

É muito comum que as mulheres usem sapatos de salto alto e em algumas situações utilizem calçados de bico muito fino – (quando não usam o calçado apertado só porque era bonito). Se você possui Joanetes deve deixar de lado esse hábito imediatamente, pois do contrário, só terá mais dores e mais a deformidade evoluíra!

Ao surgirem os primeiros sintomas, a melhor recomendação é passar a utilizar calçados mais largos, confortáveis e de preferência alterando o máximo possível os modelos, para diminuir o atrito e a pressão sobre o mesmo local. Aqui na Pé Relax temos uma linha de sapato para joanete que conta com um material especial na região do joanete e que se adapta perfeitamente sem pressionar ou causar descoforto.

 

Sapato para Joanete

 

Na maioria dos casos apenas a substituição dos calçados é o suficiente, mas em outros algumas medidas complementares podem ser necessárias:

 

  • fisioterapia: caso haja uma perca de movimentos, é necessário fazer alguns exercícios de fisioterapia para que os movimentos possam ser recuperados, e até mesmo para estimular que o dedão volte a sua posição normal;
  • compressa de gelo: se os dedos estiverem inchados, utilizar uma compressa de gelo por aproximadamente 15 minutos para conter os inchaços;
  • medicamentos: após a avaliação se for constatado que há risco de se desenvolver uma inflamação, medicamentos anti-inflamatórios serão utilizados para impedi-la;
  • cirurgia: em situações mais complexas em que os tratamentos tradicionais não farão efeito, o médico optará pela correção cirúrgica para aliviar as dores, e corrigir o ângulo do dedão.

 

O famoso corretor de Joanetes

Corretor de Joanetes

O corretor de joanetes é um aparelho utilizado para separar os dedos, e diminuir o atrito na região interna do pé, estimulando o dedão para voltar ao seu “curso natural”,  também prevenindo o surgimento de calosidades.

Lembrando que o uso do corretor deverá ser prescrevido pelo médico, pois existem vários modelos diferentes, sendo cada um deles para determinados estágios da Joanete.

 

Algumas das perguntas mais frequentes sobre o joanete no pé:

Joanete tem cura?

Sim, ela é curável, porém a única correção definitiva é através da realização de cirurgia.

 

Joanete pode ter complicações?

Sim, ela pode gerar vários outros problemas como: a bursite, ela pode contribuir para o desenvolvimento de artrite, caso não tratada, o grau vai se elevando até surgir “uma garra” no pé.

 

Minha Joanete não dói, devo me preocupar?

Sim, pois se ela não dói é porque provavelmente está em um estágio inicial, onde o tratamento é mais rápido e fácil, e se você não fizer nada, ela vai se agravando à ponto de além de sentir dores, ser necessário corrigir através de cirurgia.

 

Como prevenir a Joanete?

A prevenção da Joanete é extremamente simples, a única coisa que você deverá fazer é deixar de lado os calçados apertados, diminuir a intensidade uso de sapatos de salto alto, e buscar por calçados como os da Pé Relax que se adaptam e respeitam o formato dos seus pés!


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!