fbpx
Dor no Pé

Dor em cima do pé

Dor em cima do pé – Você está sentindo dores na parte de cima do pé, ou incômodos durante o caminhar e não faz ideia do que pode ser? Então continue lendo este texto para descobrir tudo o que você precisa saber sobre este tipo de dor, e claro, como fazer com que ela não volte mais!

 

Dor em cima do pé

Conforme podemos visualizar na imagem acima, o dorso do pé (parte de cima) é composta por um conjunto de pequenos ossos, e os mesmos possuem ligamentos entre si, e há alguns tendões próximos à eles, e todo esse grupo de ossos, ligamentos e tendões estão sujeitos à lesões, que serão mais detalhadas logo abaixo:

Dor em cima do pé: principais causasOssos do pé

A dor no pé geralmente são mais sentidas na região chamada de cuneiform bone da figura acima ou também conhecido como osso cuneiforme, e na região dos ossos metatarsos ou metatasal bone conforme a imagem demonstra. Porém também pode ocorrer dores em outras regiões.

Dentre as principais causas das dores no dorso do pé, uma das mais comuns é em decorrência de acidentes ou traumas, o que pode gerar uma fratura ou micro lesões nesta região, mas alguns problemas ortopédicos causados por desgastes também podem surgir, como:

  • tendinite;
  • artrose;
  • artrite;
  • deformidades;
  • pé cavo;

O pé cavo possui uma curvatura muito acentuada, e por isso ele se torna muito rígido, especialmente no peito do pé, o que faz com que as articulações tenham movimentos limitados, a distribuição da pressão é irregular e como consequência disso, as dores são causadas.

Outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de dores em cima do pé são: o uso de calçados apertados ou desconfortáveis, má postura, jeito de caminhar e a prática de atividades físicas de alto impacto.

Para que um diagnóstico preciso possa ser efetuado, assim como o tratamento correto ser aplicado, é obrigatório que um médico seja procurado.

 

Dor em cima do pé: principais sintomas

Quem sofre com estas dores indica que ela se parece com os incômodos da dor no calcanhar e os sintomas para este tipo de dor podem ser muito variados, podem ir desde um pequeno incomodo, ou inchaço e ir até mesmo para dores severas em que se torna insuportável caminhar, então é necessário estar muito atento à qualquer alteração em cima do pé, pois se o tratamento for realizado logo no inicio, os resultados são melhores e as chances de se tornar crônico são reduzidas.

 

Sintomas da tendinite

A tendinite é uma inflamação dos tendões que ocorre por “desgaste”, e entre os principais motivos causadores da tendinite, podemos estacar: atividades físicas de alto impacto, sapatos apertados, e sobrepeso.

As dores causadas por tendinite são mais sentidas durante o caminhar, ou em movimentos que exerçam pressão sobre os tendões.

 

Sintomas da artrite

A artrite é uma doença autoimune, então é como se o seu próprio corpo estivesse te atacando, um de seus principais sintomas é a dor nos ossos do pé e ela faz com as cartilagens e demais tecidos da região do peito do pé sejam atingidos. Ela pode causar deformidades, e impactos nas articulações do pé, o que torna o caminhar dolorido e mais dificultoso.

A artrite surge com a união de vários fatores, e dentre os principais estão a hereditariedade, mas há indícios de que o uso de calçados apertados podem ser um acelerador do surgimento da doença.

 

Sintomas da artrose

A artrose é muito parecida com a artrose, e muitas vezes é confundida com ela, porém há algumas diferenças entre elas, a artrose é diagnosticada como o desgaste excessivo das cartilagens, o que faz com que as articulações se tornem rígidas e os movimentos fiquem limitados ou até mesmo provocam a perda deles.

A artrose na região de cima do pé é muito comum, pois durante o caminhar há uma sobrecarga muito grande da região, o que contribui para o desenvolvimento da doença.

 

Pé cavo e deformidades

Pé cavo e pé chato
Fonte: radiologiapatologicablog.wordpress.com

O pé cavo, chato ou qualquer tipo de deformidade nos pés podem provocar dores, que são causadas pela má distribuição da pressão durante o caminhar, e também pelo jeito de caminhar. Estas são uma das principais causas de dor em cima do pé, e também é um dos tipos de dores que são sentidas na maior parte do tempo.

 

Dor em cima do pé: tratamento e como amenizar as dores

Conforme foi descrito ao longo do texto, há vários fatores que podem causar dores no peito do pé e pé inchado e dolorido, porém em quase todos os casos são críticos e complexos, por este motivo não vamos informar um tratamento específico para cada um, pois será necessário que um médico seja consultado para que o tratamento correto seja aplicado.

Porém algumas medidas preventivas e dicas podem ser eficazes para minimizar as dores no dia a dia, confira abaixo:

  • Faça alongamentos: os alongamentos são bem-vindos não apenas antes de praticar exercícios, mas também no seu dia a dia, eles ajudam a aumentar a flexibilidade das articulações, e isso reduz os impactos do caminhar, consequentemente, trazendo mais saúde para os seus pés;
  • Use calçados confortáveis: um dos principais motivos causadores de dores nos pés são calçados apertados ou inadequados, então passe agora a mesmo à utilizar calçados confortáveis e anatomicamente desenvolvidos para se adaptar ao seu pé, e oferecer todo o conforto necessário, assim como são desenvolvidos os calçados da Pé Relax, confira já: www.perelax.com.br;
  • Fisioterapia: em alguns casos o seu médico poderá indicar a fisioterapia, ela não só ajuda a recuperar determinados movimentos, como também poderá lhe auxiliar a amenizar dores, fortalecer a musculatura e corrigir a postura do caminhar;
  • Descanse os pés: atualmente estamos sempre correndo, e passamos várias horas do dia trabalhando ou atarefados, mas algo essencial e que você não deve descartar da sua rotina, é de dedicar um tempinho para relaxar e descansar. O ideal é que procure sentar ou deitar e deixar os pés para cima por algum tempo, isso vai contribuir com a circulação e diminuição de dores;
  • Massageie os pés: assim como descansar, massagear os pés pode ser uma forma de amenizar as dores, e você também poderá utilizar compressas de gelo combinadas com a massagem.

Agora que você já conhece as principais causas de dor em cima do pé, seus sintomas e complicações, procure já um médico para obter um diagnóstico exato e iniciar o seu tratamento, pois a ausência dele poderá trazer consequências irreversíveis.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!