fbpx
Dor no Pé

Dor nos ossos do pé o que pode ser? Sintomas, causas e tratamento

Dor nos ossos do pé o que pode ser? Sintomas, causas e tratamento – Os pés são uma das regiões do corpo humano que estão mais propicias para o desenvolvimento de fraturas, ou desgastes, pois eles suportam todo o peso da nossa estrutura física, e neste texto você vai saber o que é necessário fazer para se livrar das dores.

 

Dor nos ossos do pé por região

Para que fique mais fácil de localizar qual é o tipo de dor que você está sentido nos ossos dos seus pés, vamos listar elas por região abaixo:

 

Dor nos ossos laterais dos pés

As dores nas laterais, e na região do peito dos pés podem indicar a presença de tendinite, que será melhor explicada em outro tópico abaixo deste mesmo texto.

 

Dor no calcanhar ou na sola dos pés

As dores no calcanhar podem a indicar a presença de Fascite Plantar ou de Esporão.

 

Dor nos tornozelos

As dores nos tornozelos podem ser um sinal de síndrome do túnel do tarso, o mesmo será explicado com mais detalhes neste artigo.

 

Quais são as principais causas de dor nos ossos do pé?

Causas de dores nos pés

Além do desgaste natural, alguns outros fatores contribuem para o surgimento de dor nos ossos do pé, e eles podem estar ligados a hábitos, falta de cuidados com a saúde ou até mesmo com o desenvolvimento de problemas ortopédicos, logo abaixo serão listadas algumas das causas mais frequentes:

 

Hábitos que causam dor nos ossos do pé

Até mesmo alguns hábitos considerados positivos, como praticar esportes por exemplo, podem causar dores nos pés, veja com mais detalhes:

  • Prática de exercícios físicos: o simples ato de praticar exercícios físicos aceleram o desgaste do corpo, e em especial dos pés devido ao atrito, principalmente se forem esportes de impacto, como a corrida ou futebol;
  • Uso de sapatos apertados: os calçados apertados podem provocar deformações como a Joanete que é uma deformação no dedão do pé e também Queimação na Sola do Pé.
  • Ficar muito tempo de pé: para algumas pessoas por motivos profissionais, como o caso de vendedores, é quase impossível não ficar muito tempo de pé, porém este hábito assim como a prática de exercícios físicos aceleram o desgaste, e podem contribuir para o desenvolvimento de complicações;

 

Falta de cuidados com a saúde que causam dor nos ossos do pé

A falta de cuidados com a saúde além de trazer riscos para os pés, trazem uma série de consequências para todo o corpo, então é necessário ter atenção redobrada com este tópico:

  • Falta de cuidados com a alimentação: uma dieta ruim pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como a obesidade e diabetes, e em ambos os casos, os pés ficam muito vulneráveis, uma vez que o sobrepeso aumenta a pressão exercida no caminhar. No tópico abaixo a diabetes será explorada com mais detalhes.
  • Diabetes mal controlada: em casos de diabetes mal controlada, os pés ficam mais suscetíveis a complicações, pois a circulação sanguínea nas pernas e pés é ruim, e o processo de cicatrização é mais lento, o que pode transformar uma simples ferida em uma grande ulcera.

Em um outro post de nosso blog explicamos melhor sobre o pé diabético.

 

Dores nos pés causados pelo Desenvolvimento de problemas ortopédicos

Existem uma infinidade de problemas ortopédicos que causam dor nos ossos do pé, porém neste artigo vamos nos restringir aos mais comuns, sendo eles:

 

Tendinite

A tendinite é uma inflamação do tendão que responsável por unir os músculos aos ossos. Ela pode ser causada por vários fatores, mas alguns deles são mais comuns:

  • Falta de alongamento;
  • Má postura;
  • LER (lesão por esforço repetitivo);
  • Desenvolvimento natural pela idade;
  • Prática de esportes;

Seu principal sintoma é a dor intensa, e dificuldade de movimentar a região na qual a dor está sendo sentida. A tendinite requer muita atenção, pois se ela não for tratada pode causar a atrofiação dos movimentos naquela região, se tornando um problema crônico.

Em casos onde haja a suspeita de tendinite, um médico deverá ser procurado imediatamente, para que o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível.

 

Artrite ou Artrose

Estes dois termos causam muita confusão, mas estão diretamente relacionados, então vamos a uma definição bem simples: a artrite é uma inflamação das articulações, já a artrose, é quando há perca da cartilagem da articulação, porém sempre que há artrose, a artrite está presente.

Confira quais são os sintomas da artrite e artrose:

  • Dores constantes nas articulações;
  • Dificuldade para movimentar as articulações, e nota-se um aumento desta dificuldade no período da manhã;
  • Articulações inchadas;
  • Alteração na temperatura das articulações;
  • Dores ao pressionar as articulações.

A artrite possui uma série de variações, e elas vão ganhar um texto bem detalhado sobre isso em breve em nosso blog, porém enquanto isso, gostaríamos de salientar que ela é uma doença que ainda não possui cura, e para que as dores sejam amenizadas, um médico deverá ser consultado.

Entre as opções de tratamento que poderão ser prescrevidas, algumas das possibilidades são: fisioterapia, uso de medicações, ou em casos específicos, a realização de procedimento cirúrgico para a reconstrução da articulação.

 

Fraturas

Em alguns casos, a dor nos ossos do pé podem ser causados por fraturas de acidentes por exemplo, e neste tipo de situação o tratamento será algo muito relativo, pois para cada nível de complexidade exigirá um tipo de tratamento.

Os tratamentos mais comuns de fratura envolvem a prática de fisioterapia para recuperar os movimentos perdidos durante o período de imobilização (o famoso gesso), também pode ser utilizado remédios analgésicos ou cirurgias, caso o médico julgue necessário.

Lembrando que é importante frisar que o tratamento para fraturas deve ser prescrito pelo médico, e que uma vez fraturado, há possibilidades que o pé nunca mais retorne à 100% de seu estado natural.

 

Síndrome de tarso

Embora este nome possa parecer algo complicado, ele significa que você pode possuir uma compressão de um osso chamado Tarso que fica localizado na região da panturrilha.

Outros sintomas que podem estar presentes são: o formigamento da região ou a sensação de queimação.

Algumas das opções de tratamento são:

  • Aplicação de injeções anestésicas;
  • Cirurgia;
  • Utilização de aparelhos;

 

Tratamento para dor nos ossos do pé

Algumas simples alterações na rotina podem ser o suficiente para eliminar dores mais brandas, porém em casos mais graves, é obrigatório que um médico seja procurado para que o tratamento correto seja prescrevido, porém algumas dicas simples amenizarão suas dores:

  • Prevenção sempre! Conforme vimos anteriormente, alguns tipos de dores podem ser causados pelo descuido com a saúde, então mantenha uma dieta equilibrada, e esteja sempre em dia com o seu corpo;
  • Faça alongamentos: antes de iniciar sua jornada de trabalho, ou de praticar exercícios físicos, faça os alongamentos corretamente e sem pressa, pois os poucos minutos que você dedicar à este hábito te trarão enormes recompensas para o bem-estar dos seus pés;
  • Fisioterapia: em casos onde a fisioterapia foi prescrevida, ela deverá ser feita corretamente até que haja liberação médica, pois caso a mesma seja interrompida previamente, as consequências podem ser muito graves, como a atrofiação de músculos.
  • Use calçados confortáveis: seus pés sustentam todo o peso de seu corpo todos os dias, e à qualquer momento que você precisar, então trate-os com carinho, sapatos apertados ou duros estão proibidos! Escolha modelos que se encaixem adequadamente, e forneçam a suavidade no caminhar que seus pés merecem.
  • Medicações: em alguns casos poderá ser necessário o uso de medicações para aliviar a dor nos ossos do pé;
  • Cirurgia: a necessidade de intervenção cirúrgica deverá ser analisada pelo médico, porém a maioria dos casos é resolvida sem a utilização deste método.

 

Calçados confortáveis da Pé Relax

A Pé Relax possui uma linha completa de calçados que oferecem total conforto para seus pés, pois são confeccionados para oferecer suavidade e leveza em seu caminhar!

Confira todas as opções disponíveis acessando: www.perelax.com.br


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!