fbpx
Dor no Pé

Unha encravada, veja o quê fazer!

Unha encravada, veja o quê fazer! – todo mundo pelo menos uma vez na vida já teve unha encravada não é mesmo? Mas você sabia que a solução para eliminar as dores é bem simples? Então confira o post de hoje.

Podemos caracterizar a unha encravada ou onicocriptose como sendo uma inflamação na pele envolta dos dedos do pé que ocorre devido à um ferimento causado pela unha. Geralmente esse ferimento ocorre devido ao excesso de pressão no dedo.

Ela costuma ocorrer mais no dedão do pé, mas, qualquer um dos dedos está sujeito a encravar também, inclusive da mão, mas esses casos são mais raros.

 

O que causa unha encravada?

A principal causa dessa patologia é o uso de calçados apertados ou largos, pois, eles trazem sobrecarga para os dedos, seja ela fazendo pressão pelo aperto ou fazendo pressão pelos dedos terem que ficar compensando o espaço que sobra.

Se você prática atividades físicas como caminhada ou corrida, também estará mais sujeito a desenvolver a unha encravada ou artrite no pé, ainda mais se o tênis estiver ligeiramente apertado.

O segundo motivo que mais causa unha encravada é fazer o corte das unhas de maneira errada, caso o corte seja feito com os cantos arredondados, cortar ela muito curto ou em qualquer formato em que ela não fique “reta”, você já estará potencializando o risco de que ela cresça no sentido errado e inflame a pele.

Em alguns casos a unha pode ter um sentido de crescimento diferente, onde ela cresce para baixo e nestes casos ela vai encravar “naturalmente”.

Outro fator causador de unha encravada muito comum é a prática de retirar a cutícula que é muito realizada pelas manicures.

Se os seus pés ficam muito úmidos, a pele pode amolecer e facilitar a entrada da unha na carne, nestes casos procure usar por menos tempos sapatos fechados para permitir que seus pés respirem mais.

E por último, acidentes como tropeções ou batidas no dedão podem fazer com que a unha se encrave também!

 

Sintomas da unha encravada

Se você tiver unha encravada mais cedo ou mais tarde ela irá apresentar os sintomas, que vão mudando de acordo com o nível de evolução do seu estágio. No estágio inicial, você sentirá dores leves e ao haver um pouco mais de pressão no dedo ela ficará mais intensa.

Em um estágio, digamos intermediário, a pele envolta do dedo poderá ficar inchada, com vermelhidão e as dores ficarão mais intensas e podem surgir algum tipo de caroço no pé.

E por fim, quando a inflamação está atingindo níveis mais críticos, o simples toque com a pele será muito doloroso, poderá haver presença de pus, que é uma tentativa do organismo de eliminar o corpo estranho que está perfurando a pele, e a presença de um mau-cheiro.

Ao apertar o dedo nos estágios mais avançados até mesmo sangue poderá ser eliminado na região lesionada.

Recomendamos muito que o tratamento seja aplicado logo no inicio, pois caso contrário, a unha somente irá crescer e lhe machucar mais, também aumentando as dores.

 

Tratamento de unha encravada

Existem medidas caseiras que podem ser aplicadas para tratar a unha encravada caso ela esteja em estágios iniciais, mas caso ela já esteja em um grau mais avançado, um médico deverá ser procurado.

 

Tratamentos caseiros

Algodão na unha encravada

Ao sentir pequenas dores, tente separar a unha da pele e inserir por baixo pequenos pedaços de algodão, ou gaze, isso vai manter a pele separada da unha, isso auxiliará para que minimize a possibilidade de ocorrer uma inflamação.

Uma dica é colocar os pés em água quente ou morna, para que assim, a pele esteja mais amolecida e seja mais fácil colocar o algodão. Para evitar o acúmulo de bactérias, troque o algodão pelo menos 1 vez por dia.

Outra medida que também poder ser realizada é de fazer banhos no pé com água e vinagre, ele possui propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias que vão ajudar na prevenção do surgimento de uma inflamação.

Deixe os pés descansando na água com vinagre por aproximadamente 15 minutos por dia, durante uma semana. Você poderá adicionar 1 colher de vinagre para cada litro d’ água.

Se estes tratamentos caseiros não trouxerem resultados em 1 semana, procure um especialista.

Caso possua diabetes, não faça os tratamentos caseiros, vá buscar ajuda médica imediatamente, pois a unha encravada poderá gerar várias complicações e ferimentos em seus pés!

 

Tratamento médico

Para cada estágio da unha encravada, um tratamento diferente será adotado. Assim como na micose no pé você deve sempre procurar por um especialista.

Em casos mais simples provavelmente o médico apenas afastará a unha da pele e vai lhe prescrever algumas medicações para aliviar as dores, podendo ser anti-inflamatórios ou até pomadas para aplicar no dedo.

Se a inflamação estiver avançada ele poderá fazer uma micro cirurgia para a retirada da pele lesionada ou até mesmo para cortar um pedaço da unha na tentativa de corrigir o sentido de crescimento dela.

Quando a cirurgia é feita será necessário ficar alguns dias de repouso e manter o pé para cima por alguns dias. Medicamentos antibióticos deverão ser tomados também e esse processo de recuperação levar em torno de 1 semana a 10 dias.

 

Dicas de cuidado

Se você costuma usar sapatos apertados elimine-os e substituía por calçados sapatos confortáveis e que respeitem o formato dos seus pés, pois do contrário você apenas irá incentivar  o surgimento da unha encravada.

Corte as suas unhas regularmente e fique atento ao formato para que as bordas não fiquem arrendondas, pontudas ou não corte curto demais.

Cuide da higiene dos pés, mantenha-os sempre limpos e se seus pés costumam transpirar muito, tente usar calçados fechados por menos tempo. Outra alternativa é usar talcos que diminuam a transpiração.

Não use a mesma meia por mais de um dia pois ela poderá aumentar a chance de proliferar bactérias e consequentemente inflamar a pele.

Se você tiver dificuldades para cortar as unhas, busque a ajuda de um podólogo, mas em hipótese alguma tente cortar a pele, ou desencravar sozinho(a), isso só poderá piorar a situação.

Caso sinta muitas dores, os médicos que poderão ser procurados são: clínico geral, ortopedista ou dermatologista.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!