fbpx
Anatomia do Pé

Cirurgia plástica nos pés: entenda mais sobre os procedimentos que podem corrigir deformidades nos pés

Cirurgia plástica nos pés – Entenda como os procedimentos podem ajudar na saúde dos seus pés e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

Crédito da imagem: aarp.org

Os pés são estruturas essenciais para o nosso corpo. Afinal, eles nos levam “para lá e para cá” diariamente. Por isso, demandam cuidados especiais. O grande problema é quando surgem deformidades na região que podem comprometer não só a beleza, como também a saúde dos pés.

Pensando nisso, hoje vamos conferir alguns procedimentos de cirurgia plástica que são muito recomendados para tratar deformidades dos pés. Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

 

Cirurgia plástica nos pés

Engana-se quem pensa que a cirurgia plástica só tem o seu fator estético. É claro que ela pode ser nossa verdadeira aliada quando desejamos deixar o corpo mais enxuto e atraente, mas ela também pode ajudar a tratar sérias complicações de saúde.

Sejam elas malformações ou condições que impeçam o paciente de ter uma vida normal, existem tratamentos indicados para uma série de problemas.

Vamos falar um pouquinho sobre quais são as opções de tratamentos plásticos que podem ser realizados para corrigir deformidades nos pés. Mas lembre que a avaliação do médico é fator decisivo para indicar qual procedimento está mais recomendado para cada caso. Está pronta?

 

Procedimentos indicados para corrigir deformidades nos pés

Como o pé é uma região muito importante para a mobilidade humana, qualquer procedimento que envolva sua manipulação cirúrgica deve ser muito bem estudado.

Assim, as intervenções nos pés devem ser analisadas com cautela, verificando a real necessidade de modificar a estrutura. Geralmente, quando os procedimentos envolvem correções de deformidades relacionadas com ossos e articulações (que causam dor), a prática é muito indicada e apresenta resultados mais satisfatórios.

Embora algumas técnicas prezem pelo visual estético bonito dos pés, seu principal objetivo (comum para todas) é proporcionar uma mobilidade que não gere dor e desconforto para o paciente, colocando a saúde em primeiro lugar.

Chegou a hora de conferir quais são as correções mais indicadas para os problemas dos pés:

 

  • Tratamento da joanete (Hallux valgus)

A cirurgia para joanete consiste em uma técnica de raspagem do excesso de osso seguida por uma colocação dos dedos do pé na posição correta. Esse tipo de cirurgia plástica costuma variar bastante conforme a idade do paciente e o quão deformado está seu osso.

É importante entender que ela deve ser evitada quando os objetivos envolvem apenas a estética, sem o surgimento de outros sintomas. Isso porque a cirurgia pode trazer como principais riscos o surgimento de dor frequente após o procedimento.

Assim, os casos mais indicativos para a realização cirúrgica são:

  • Dor constante nos pés;
  • Limitação dos movimentos;
  • Inchaço crônico da região;
  • Dificuldades para movimentar o dedão;
  • Deformação de dedos próximos;
  • E problemas para caminhar.

Você também pode optar por usar sapatos para joanete que possuem na região materiais maleáveis e que se adaptam ao joanete sem causar desconforto ou dores e podem atender muito bem aquelas pessoas que ainda não tiveram a cirurgia considerada pelo médico especialista.

 

  • Má formações congênitas nos dedos dos pés

Algumas situações genéticas também levam a deformidades congênitas nos dedos dos pés. Uma das alterações mais comuns é a sindactilia, que consiste na fusão entre dedos dos pés, ocorrendo tanto nas partes moles quanto nos próprios ossos.

Nesses casos, o indicado é que a cirurgia plástica seja realizada ainda na infância, ajudando na recuperação funcional da região. Geralmente o problema tem maiores indicativos para a cirurgia quando acomete os dois primeiros dedos, o hállux (dedão) junto com o segundo dedo.

Quando esses dedos são acometidos, isso prejudica a utilização de chinelos e torna o problema ainda mais aparente esteticamente, podendo comprometer inclusive sua função.

Em demais casos, uma análise médica se faz obrigatória para verificar o real comprometimento funcional da condição. Afinal, embora ela não seja muito agradável esteticamente, procedimentos devem ser evitados ao máximo.

Dependendo do caso, a partir de 12 meses já é possível realizar a cirurgia, minimizando possíveis riscos com reações à anestesia.

A cirurgia indicada para a sindactilia consiste em separar os dedos. E é comum que o paciente acometido precise realizar mais de uma cirurgia para diminuir possíveis complicações funcionais.

 

  • Correção para dedos que apresentam deformidades

As deformidades mais comuns dos dedos dos pés, são o dedo em martelo e o dedo aduto-varo. A deformidade do tipo dedo em martelo costuma aparecer no segundo dedo e faz com que a articulação elevada esteja em atrito com constante com o calçado.

Já o dedo aduto-varo (causado por uma condição genética) costuma afetar o “dedinho” (quinto dedo), fazendo com que sua estrutura esteja torcida e voltada para o dedão.

Assim como os casos de joanete, a cirurgia só é indicada quando:

  • A deformidade se torna cada vez mais progressiva;
  • A dor é frequente e compromete o bem-estar;
  • Outras alternativas já não controlam a dor local;
  • A deformidade acaba gerando infecções secundárias, incluindo ulcerações;
  • O uso de calçados se torna comprometido.

Uma ótima opção não cirúrgica é o uso de sapatos confortáveis e que tenham altura e largura suficientes para acomodar os pés com conforto e saúde. Lembre-se de sempre usar calçados que atendam sua necessidade e sejam confortáveis.

Muitas pessoas compram calçados pensando apenas na beleza e na estética do produto, mas, este erro pode ocasionar a piora de algum problema pré-existente nos pés.

Se necessária, a cirurgia plástica será responsável por realinhar a posição original do dedo, aliviando o quadro de dor. Ainda, a ideia é que a função da articulação comprometida possa ser restabelecida, fazendo com que a estrutura toque o solo quando for necessário.

Dependendo de cada caso, é importante saber que existem várias opções de cirurgia. Geralmente elas envolvem:

  • Alongamento dos tendões que estão encurtados;
  • Encurtamento dos dedos para aliviar a tensão da articulação;
  • Fusão dos ossos dos dedos com pinos metálicos temporários;
  • Liberação de peles, ligamentos e estruturas relacionadas com as articulações.

 

Considerações finais

Como você viu, as cirurgias plásticas podem ajudar muito além do universo estético, contribuindo para a correção de uma série de deformidades, inclusive nos pés. Assim, é bom saber que existem opções para tratar problemas que podem comprometer o aspecto estético e funcional dessa importante região!

Caso você sofra com algum problema na região ou se sinta incomodado com alguma questão estrutural, o mais indicado é buscar auxílio de um profissional especializado, que possa analisar a situação e propor os melhores tratamentos para o seu caso.

Gostou do conteúdo de hoje sobre correção de deformidades nos pés?

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!