fbpx
Dor no Pé

Artrite no Pé: o que é, causas, e como tratar!

Artrite no Pé: o que é, causas, e como tratar! – com certeza pelo menos uma vez você já ouviu falar em artrite, artrose e reumatismo, mas você sabe qual é a diferença entre elas? Então confira o post de hoje para esclarecer as suas dúvidas!

 

O que é a Artrite?

A artrite é uma doença inflamatória crônica popularmente conhecida por atingir idosos, porém ela pode atingir pessoas em todas as idades, até mesmo crianças, no entanto, em cada faixa etária é uma artrite diferente que é causada, assumindo também características diferentes.

Existem mais de 200 tipos de artrites, e esse conjunto de variações é chamado de reumatismo, cabe destacar que este termo é usado apenas para falar de forma ampla sobre os tipos de artrite, não sendo ele uma doença.

A artrose é um tipo de artrite, ela também é conhecida como osteoartrite, a mesma ataca as articulações, causando desgaste nas cartilagens.

O que é a Artrite?

 

O que causa artrite?

Vários fatores diferentes podem estar associados ao surgimento da Artrite, então confira mais detalhes sobre eles abaixo:

  • genética: existem alguns estudos que indicam que a artrite pode ser causada por herança genética, então se pessoas da sua família possuem, há grandes chances que você a desenvolva também;
  • idade: por mais que a artrite possa surgir em qualquer idade, os idosos estão mais propensos para o desenvolvimento dela;
  • infecções virais e bacterianas: infecções urinárias, dores de dente e dores de garganta são algumas das infecções que mais comumente geram artrite, e deve-se ter uma atenção especial com crianças, pois infecções de garganta não tratadas corretamente podem fazer com que ela desenvolva problemas cardíacos além da artrite. O motivo das infecções causarem artrite é de que os vírus e bactérias podem ir para a corrente sanguínea, e causar distúrbios no sistema imunológico.
  • cigarro: o tabagismo também é um facilitador para o desenvolvimento da artrite, e não somente quem fuma que está mais sujeito, a convivência constante com fumantes também aumenta o risco de surgimento da patologia;
  • distúrbios autoimunes: eles são mais comuns nas mulheres devido as alterações hormonais, mas também podem atingir os homens. Um distúrbio autoimune é quando o sistema imunológico começa a atacar o próprio corpo por engano.
  • doenças metabólicas: são patologias que formam cristais no corpo, a gota é um exemplo dessas doenças, e com essa formação de cristais, há grandes chances das articulações se inflamarem e causar a artrite.
  • acidentes: lesões causadas pela prática de esportes, ou sobrecarga no trabalho podem causar a artrite;

 

Quais são os sintomas da Artrite?

A artrite pode apresentar vários sintomas diferentes, e quanto mais rápido você procurar um médico, melhores serão os resultados do tratamento, é muito comum que as pessoas só procurem o médico em quadros avançados, pois as dor no meio do pé vai aumentando gradativamente, e isso faz com que elas busquem o médico somente quando não há mais como aguentar o convívio com as dores.

Veja a lista dos principais sintomas:

  • Dor nas articulações dos pés e mãos;
  • Dor em outras articulações do corpo, como os joelhos por exemplo;
  • Presença de inchaços e aumento de temperatura nas articulações;
  • Rigidez nas articulações, mais frequente ao acordar, porém ela pode durar horas;
  • Surgimento de caroços;
  • Cansaço constante;
  • Febre localizada (geralmente mais comum quando há vermelhidão);
  • Perca de peso muito rápida;
  • Vermelhidão na pele ao redor da articulação;

Algo muito comum nos estágios iniciais da artrite é de que a pessoa sinta mais dores logo ao acordar, e após algumas horas tudo volte ao normal, isso ocorre porque ao repousar há um acúmulo de líquidos nas articulações.

 

LEIA TAMBÉM: Tendinite no Pé: confira TUDO o que você precisa saber

 

Identificando a Artrite

Em todos os nossos textos sempre enfatizamos que os nossos conteúdos tem caráter apenas informativo, e que somente um médico especialista é que deve dar o diagnóstico da doença, e no caso da artrite ela é identificada através de exames de imagem, como o raio x ou tomografia.

Como dissemos no inicio do artigo, existem mais de 200 tipos de artrite, mas os mais comuns são:

 

Artrose ou osteoartrite

Ela desgasta a cartilagem dos ossos, e é uma doença degenerativa, ou seja, ela vai “destruindo” as cartilagens até que não seja mais possível movimentar a região afetada.

A artrose é mais comum em membros inferiores devido a pressão, entre eles os mais propensos ao desenvolvimento são: joelhos, tornozelos e pés. Ela também é mais comum em pessoas acima dos 60 anos.

 

Artrite Reumatoide

É uma doença crônica que possui como principal característica a presença de uma inflamação, ela é mais comum nas mulheres por ser uma patologia autoimune.

Este tipo de artrite pode atingir qualquer parte do corpo, mas é mais comum em pés e mãos, causando a erosão óssea.

 

Gota

Gota no Pé

A gota surge devido ao acúmulo de ácido úrico que é produzido pelo próprio organismo, este acúmulo faz com que cristais sejam formados nas articulações do dedão do pé, o que causa dores, febre localizada e dificuldades para movimentá-lo.

Essa patologia é mais comum em homens, e na presença dela deve-se evitar o consumo de carne vermelha e álcool.

 

Tratamento de artrite

O tratamento correto à ser aplicado deverá ser prescrevido pelo médico reumatologista, pois será necessário fazer uma avaliação mais aprofundada sobre o caso, uma vez que cada quadro é único.

Dentre os tratamentos mais comuns estão:

  • fisioterapia: com este tratamento o objetivo é fortalecer as regiões afetadas, e impedir que elas se inrigessam;
  • medicações: em casos em que o paciente possui muitas dores, e há um quadro de inflamação mais elevado, o médico poderá prescrever medicações para impedir o desenvolvimento da doença, e amenizar os sintomas;
  • prática de exercícios corretos: algumas atividades físicas que não possuem impacto como: natação, hidroginástica ou pilates vão deixar a musculatura mais forte e resistente, prevenindo também as dores;
  • intervenção cirúrgica: em casos mais complexos pode ser necessário fazer cirurgia, onde a mesma vai corrigir deformidades, restaurar as articulações afetadas e amenizar as dores;

Ao surgir o mínimo sintoma de artrite não exite em procurar um médico, pois em alguns casos ela pode ser migratória e atingir o coração, olhos, vasos sanguíneos, pulmões e outros membros.

Outras complicações que podem surgir são: o desenvolvimento de osteoporose, alterações na estrutura óssea, o surgimento de deformidades, algumas articulações podem se tornar imóveis, além das dores se tornarem cada vez mais intensas.

 

Artrite tem cura?

A artrite é uma doença crônica, e até hoje sabe-se pouco sobre ela, então ela pode ser controlada fazendo com que os sintomas quase não apareçam, porém se você possui será necessário aprender a conviver com ela.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!