fbpx
Dor no Pé

Pé inchado e dolorido: Diagnóstico, tratamento e cura!

Pé inchado e dolorido: Diagnóstico, tratamento e cura! – Existem vários fatores que podem causar inchaços nos pés, e geralmente o inchaço não é algo grave, porém deve-se ficar atento aos sinais! Neste artigo vamos explicar o que pode causar os inchaços, quais são os sintomas comuns e como trata-los.

 

O que causa os inchaços nos pés?

O pé inchado e dolorido pode ser consequência de: atividade física, viagens longas, ficar muito tempo em uma mesma posição, trombose entre outros fatores, porém as dores só vão acompanha-los em alguns casos, agora vamos detalhar cada uma das possíveis situações.

 

Inchaços causados por má circulação ou gravidez

Inchaços causados por má circulação ou gravidez

Esta situação é muito comum com pessoas mais velhas, e geralmente ele aparece ao final do dia, sua causa se dá devido ao envelhecimento natural das veias, pois as mesmas passam a ter mais dificuldade de fazer com que o sangue circule pelo corpo, e junto com o efeito da gravidade, o sangue se concentra na região dos pés.

No caso das grávidas é algo muito comum, pois o sangue das extremidades tem mais dificuldade de chegar ao coração.

Além destes dois grupos, este tipo de pé inchado e dolorido também pode ser causado por longas viagens, ou por permanecer muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé.

A má circulação não causa dor no pé, mas pode trazer um leve desconforto, a sensação é semelhante à de ter um caminhar mais pesado.

 

Como reduzir os inchaços da má circulação nos pés?

Para fazer este tipo de inchaço diminuir é bem simples, segue algumas dicas:

  • Você deve deitar com os pés acima do nível do coração, isso fará com que o sangue circule igualmente pelo corpo;
  • Também podem ser utilizadas meias de compressão elástica, elas estimulam a circulação por meio de pressão, e podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos ortopédicos ou em farmácias;
  • Para os inchaços causados por ficar muito tempo na mesma posição, também é recomendado caminhar um pouco de tempos em tempos, e caso o inchaço persista, uma massagem no local irá estimular a circulação sanguínea.

 

Inchaços causados por lesões ou atividade física

Inchaços causados por lesões ou atividade física

Geralmente a prática de esportes de impacto, ou de alta intensidade pode causar lesões nos pés. O esporão por exemplo é muito comum entre os corredores, o inchaço nos pés pode acontecer por uma torção, ou até mesmo por uma pisada em falso, além do pé inchado e dolorido, outros sintomas que o acompanham são dores e roxidão.

 

Como aliviar as dores e inchaços de lesões?

Este caso pode possuir 3 níveis de complexidade, e deve-se ter muita atenção com o tratamento, principalmente em estágios mais avançados, confira as nossas recomendações:

  • Para as lesões mais leves: deve-se aplicar gelo de imediato no local, enfaixar a região e descansar os pés, de preferência os colocando para cima;
  • Durante duas semanas não se deve praticar atividades físicas, ou passar muito tempo caminhando;

Outra dica é fazer um choque térmico nos pés, onde se coloca o pé em uma bacia com água quente, e logo em seguida em uma com água fria, isto irá fazer com que o inchaço diminua.

Para as lesões moderadas: Neste caso pode ser necessário imobilizar o pé lesionado entre 3 e 4 semanas, e em seguida é necessário fazer fisioterapia para recuperar os movimentos.

Para as lesões avançadas: Este tipo de situação é a mais rara, porém quase sempre é necessário fazer um tratamento cirúrgico, o processo de recuperação pode levar até 12 semanas.

A Pé Relax gostaria de destacar, que para dores e inchaços causados por lesões, recomendamos que um médico ou especialista seja procurado, pois caso contrário, há chances que danos irreversíveis sejam causados em seus pés.

 

Inchaços causados por problemas circulatórios (cardíacos)

Inchaços causados por problemas circulatórios (cardíacos)

Este tipo de pé inchado e dolorido é mais comum em idosos, pois o músculo do coração já não possui mais força suficiente para bombear o sangue por todo o corpo, e em consequência disto, parte do sangue fica acumulada na região dos pés.

Outros sintomas que podem ser apresentados são: cansaço excessivo, falta de ar ou dores no peito.

 

Como tratar inchaços causados pela insuficiência cardíaca?

O tratamento para este caso é através de medicações, que devem ser receitadas por um médico cardiologista, pois é necessário fazer uma investigação minuciosa. Nenhum tipo de remédio deverá ser utilizado sem as orientações de um especialista.

 

Inchaços nos pés causados por retorno venoso ou diabetes

Inchaços nos pés causados por retorno venoso ou diabetes

Mas afinal, o que é o retorno venoso? O que ele tem a ver com diabetes? Vamos explicar isto de uma maneira bem simples e direta: o coração bombeia o sangue, e o distribui para o corpo cheio de oxigênio, para que os órgãos possam absorver o gás presente no sangue e depois o sangue venoso (sem oxigênio) volta para o coração para ser bombeado novamente. Este retorno do sangue com ausência de oxigênio é o processo chamado de retorno venoso.

Os diabéticos por sua vez, podem possuir alterações em seus vasos sanguíneos, e isto dificulta o retorno venoso, porém é algo mais comum em diabetes mais avançadas e que não são devidamente tratadas. Nós falamos sobre os cuidados com o pé diabético aqui no blog.

 

Tratamento para dores e inchaços nos pés causados por retorno venoso

Somente a prática de algumas dicas simples poderão sanar este problema, sendo elas:

  • Elevar as pernas, assim como foi descrito anteriormente;
  • Praticar exercícios físicos, sendo a caminhada a atividade ideal, pois ela irá aumentar o fluxo sanguíneo;
  • Evite usar sapatos com salto alto, o ideal é trocá-los por modelos mais confortáveis, e que não elevem muito a sua altura.

 

Inchaços nos pés causados por trombose

Antes de apresentarmos os sintomas, vamos explicar o que é a trombose: A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo, podendo ser em uma ou mais veias que estão na parte inferior do corpo, quase sempre ocorrendo nas pernas, ele bloqueia o fluxo de sangue e além do inchaço, também causa muitas dores.

Alguns sintomas que a trombose pode apresentar além de dores e inchaços são:

  • Sensação de queimação;
  • Escurecimento da pele na região do pé inchado e dolorido, podendo ela ficar vermelha, roxa ou até mesmo azulada;

Ela é mais comum nas mulheres, pois um dos efeitos colaterais dos anticoncepcionais é o ocasionamento de trombose.

O grande risco da trombose, é que o coágulo que a originou pode se desprender das pernas, e chegar em áreas críticas como coração, cérebro e pulmão causando graves problemas. Na menor hipótese de trombose, um médico deverá ser consultado imediatamente!

 

Qual é o tratamento para trombose?

O tratamento é feito com o uso de medicações e anticoagulantes para evitar que o quadro evolua, e que ela se desloque para outras regiões do corpo. Para aliviar os edemas (inchaços), uma meia de compressão poderá ser utilizada.

 

Bônus: Dicas para prevenir o pé inchado e dolorido

Ao longo deste texto apresentamos alguns fatores que podem causar inchaços nos pés, e quase sempre eles estão envolvidos com o sistema circulatório, porém alguns hábitos podem ser eficientes para prevenir o inchaço e as dores nos pés, sendo eles:

  • Prática de exercícios físicos: eles estimulam a circulação do sangue, aumentam o poder de contração dos músculos para que eles possam garantir o retorno venoso, além de serem um grande aliado da saúde como um todo.
  • Evite bebidas alcoólicas e tabagismo: tanto as bebidas, quanto o cigarro trazem danos praticamente irreversíveis para o coração, e como vimos anteriormente, um problema circulatório pode gerar necessidade de uso de medicações para evitar pé inchado e dolorido.
  • Eleve os pés e descanse: após um longo dia de trabalho a melhor pedida é um descanso com os pés para cima, eles irão te agradecer!
  • Tome bastante água, e diminua o sal: isso fará com que o nível de sódio do corpo diminuía, e consequentemente irá facilitar o processo de filtragem e circulação do sangue.
  • Meias de compressão: as meias de compressão irão estimular a circulação na região dos pés e das pernas, e seu uso poderá prevenir que os inchaços apareçam.

 

Use calçados confortáveis para pé inchado e dolorido

Nunca use calçados apertados! Eles poderão provocar muitas dores e até mesmo problemas ortopédicos.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!