fbpx
Dor no PĂ©

Guia Completo para evitar Dores nos PĂ©s – Confira jĂĄ!

Guia Completo para evitar Dores nos PĂ©s – Com certeza vocĂȘ jĂĄ ouviu aquela expressĂŁo que prevenir Ă© melhor do que remediar, entĂŁo pensando nisso vamos te dizer tudo o que vocĂȘ precisa saber para garantir a saĂșde de seus pĂ©s!

 

Use calçados confortåveis

VocĂȘ sabia que a grande maioria dos problemas ortopĂ©dicos sĂŁo causados pelo uso de calçados inadequados? Isso Ă© algo ainda mais comum nas mulheres devido ao uso de sapatos de salto alto por exemplo. EntĂŁo tome muito cuidado na hora de escolher os seus sapatos!

 

Tipos de calçados impróprios

Tipos de calçados inadequados

Existem algumas caracterĂ­sticas bĂĄsicas de calçados que nĂŁo respeitam os seus pĂ©s que podemos listar, e que vocĂȘ deverĂĄ eliminĂĄ-las imediatamente:

  • Sapatos com salto alto: modelos que possuem salto muito alto, salto do tipo agulha, ou qualquer um que aumente a pressĂŁo exercida pelo pĂ©, e nĂŁo forneçam firmeza no caminhar sĂŁo considerados inadequados, porĂ©m cabe lembrar que o salto na medida certa entre 2 cm e 4,5 cm Ă© benĂ©fico para a circulação sanguĂ­nea dos pĂ©s, desde que ele ofereça firmeza para os pĂ©s;
  • Calçados apertados: vocĂȘ nunca mais usarĂĄ sapatos apertados na sua vida! Eles causam uma sĂ©rie de problemas como: joanete, calos, esporĂŁo, deformidades, fascite plantar entre outros problemas ortopĂ©dicos, alĂ©m de dores e total desconforto;
  • Calçados moles, muito macios ou duros: se o seu calçado possui um solado muito mole, muito macio, ou atĂ© mesmo duro, eles serĂŁo prejudiciais para os seus pĂ©s, pois isso provoca uma mĂĄ distribuição do peso no caminhar, e que refletirĂĄ em impactos por todo o corpo;
  • Calçados falsificados: na hora de comprar os seus calçados tome cuidado com a falsificação, pois modelos falsificados nĂŁo possuem processos de desenvolvimento, e controle de qualidade elaborados, o que consequentemente poderĂĄ trazer danos para os seus pĂ©s. Geralmente os tĂȘnis esportivos de marcas famosas sĂŁo os calçados mais falsificados.

 

Calçados ideais para os seus pés

Na hora de escolher o calçado é necessårio se atentar aos tópicos acima para que sejam evitados, deve-se verificar se o sapato respeita o formato de seus pés, e se o mesmo irå lhe oferecer todo o conforto que é necessårio para o seu caminhar.

Dica: lembre-se que vocĂȘ passa boa parte de seu dia de pĂ©, entĂŁo o calçado terĂĄ que tornar o caminhar e os momentos de pĂ© mais agradĂĄveis, sem dores, e de preferĂȘncia com suavidade em cada passo.

Para facilitar a escolha, definimos algumas etapas Ă  serem seguidas:

  • Verifique o ajuste do calçado nos dedos do pĂ©: a medida ideal Ă© que nĂŁo haja nenhum incomodo no dedĂŁo e dedinho, havendo um espaço para se movimentarem, e tambĂ©m nĂŁo se deve sobrar muito Ă  ponto do pĂ© ficar escorregando pelo sapato;
  • Atente-se ao calcanhar: veja se o modelo escolhido respeita a altura do seu calcanhar, e se nĂŁo lhe provoca nenhuma dor, principalmente ao movimentar os pĂ©s;
  • Ajuste nas laterais e peito do pĂ©: vocĂȘ deve observar se o calçado vai ficar justo nas laterais e peito do pĂ©, para que o mesmo nĂŁo fique deslizando, e forneça firmeza no caminhar, e tambĂ©m para que nĂŁo fique apertado;
  • Palmilha: opte por calçados que tenham uma palmilha confortĂĄvel, e de preferĂȘncia com algum tipo de forração ou amortecimento;
  • Verifique a altura do solado: veja se o solado do calçado possui pelo menos na regiĂŁo do calcanhar uma altura de pelo menos 2 cm (mesmo que seja necessĂĄrio somar a altura da palmilha), pois isso irĂĄ distribuir melhor o peso do seu corpo sobre os pĂ©s, deixando o caminhar mais agradĂĄvel;

Somente seguindo essas pequenas dicas vocĂȘ eliminarĂĄ grande parte das possibilidades do surgimento de dores nos pĂ©s, alĂ©m de garantir total conforto que seus eles merecem!

 

Faça alongamentos mesmo se vocĂȘ nĂŁo pratica atividades fĂ­sicas

Faça alongamentos mesmo se vocĂȘ nĂŁo praticar atividades fĂ­sicas

Engana-se quem pensa que alongamentos sĂŁo necessĂĄrios apenas para quem pratica atividades fĂ­sicas, eles sĂŁo essenciais para todas as pessoas, afinal, sĂŁo responsĂĄveis por aumentar a flexibilidade dos seus mĂșsculos, alĂ©m de aquecĂȘ-los.

Talvez vocĂȘ nĂŁo pratique atividades fĂ­sicas regularmente, porĂ©m passa vĂĄrias horas do dia de pĂ© ou sentado, isso faz com que as musculaturas se tornem mais rĂ­gidas, e atrofiadas, a melhor solução para impedir isso Ă© se alongar! VocĂȘ sĂł precisa de 20 minutinhos por dia para fazer isso.

O ideal Ă© que vocĂȘ faça pelo menos 10 minutos de alongamentos pela manhĂŁ, logo ao acordar, e 10 minutos Ă  noite antes de relaxar.

Se vocĂȘ pratica algum tipo de atividade fĂ­sica jĂĄ deve saber que Ă© necessĂĄrio fazer alongamentos sempre antes e depois de praticar os exercĂ­cios, vocĂȘ nĂŁo vai querer se lesionar ou ficar sem praticar o seu esporte nĂŁo Ă© mesmo?

 

Como devo fazer os alongamentos?

O mais simples deles exige apenas que vocĂȘ se sente no chĂŁo, e utilize uma toalha para pressionar os pĂ©s e esticĂĄ-los, fazendo movimentos com os pĂ©s de empurrar a toalha, conforme pode ser visualizado na imagem abaixo.

Alongamento para aliviar as dores do esporĂŁo

Outros alongamentos que podem ser feitos são esticando o pé para trås, flexionando um dos joelhos, ou até mesmo flexionando o joelho sentado como pode ser visto na imagem abaixo.

Exemplos de alongamentos para os pés

Caso vocĂȘ tenha alguma dĂșvida sobre o procedimento correto de se alongar, procure um educador fĂ­sico, ou fisioterapeuta para que possam te fornecer as orientaçÔes corretas.

Lembrando que os alongamentos das imagens acima são apenas alguns exemplos, vårios outros também podem ser praticados.

 

Pratique atividades fĂ­sicas

Pratique atividades fĂ­sicas

VocĂȘ sabia que pode evitar dores nos pĂ©s ao praticar atividades fĂ­sicas? Ao se exercitar vocĂȘ estarĂĄ fortalecendo os seus mĂșsculos, e tambĂ©m diminuĂ­ra as chances de surgimento de inchaços nas pernas e pĂ©s.

Outro ponto que cabe observar, Ă© que ao praticar atividades fĂ­sicas vocĂȘ estarĂĄ prevenindo o surgimento do sobrepeso, o que jĂĄ vai garantir Ăłtimos benefĂ­cios para a sua saĂșde.

Por outro lado, os exercĂ­cios fĂ­sicos nĂŁo trazem apenas benefĂ­cios, algumas prĂĄticas podem ser muito prejudiciais, sendo elas:

  • o excesso e sobrecarga de atividade fĂ­sica: sempre respeite os limites do seu corpo, o excesso poderĂĄ provocar lesĂ”es e danos irreversĂ­veis;
  • prĂĄtica de forma errada: se vocĂȘ pratica exercĂ­cios sem a ajuda de um especialista, e faz movimentos errados, isso tambĂ©m irĂĄ provocar danos, entĂŁo na dĂșvida sempre busque por um profissional qualificado;
  • praticar exercĂ­cios sem calçado correto: conforme foi dito anteriormente neste texto, o uso de calçados incorretos podem trazer problemas ortopĂ©dicos alĂ©m das dores, em alguns casos atĂ© impossibilitando que vocĂȘ continue praticando o seu esporte;
  • fazer atividade fĂ­sica sem se alongar: os mĂșsculos nĂŁo estarĂŁo aquecidos, e nem flexĂ­veis o suficiente para os exercĂ­cios, entĂŁo isso farĂĄ com que eles se machuquem.

 

Cuidado com o sobrepeso

O sobrepeso e obesidade sĂŁo um mau que atinge mais de metade da população brasileira, e com eles vĂĄrios outros problemas de saĂșde podem surgir, alĂ©m das dores nos pĂ©s.

Praticamente todas as patologias referentes aos pés podem ser causadas pelo sobrepeso.

Caso vocĂȘ esteja acima do peso, procure um mĂ©dico para que vocĂȘ possa verificar os nĂ­veis de colesterol, açĂșcar no sangue, confirmar a possibilidade de mudar de dieta e iniciar a prĂĄtica de exercĂ­cios fĂ­sicos, prevenindo assim surpresas desagradĂĄveis.

 

Coloque os pés para cima e relaxe

Coloque os pés para cima e relaxe!

A rotina das pessoas estĂĄ cada vez mais se tornando mais intensa, as horas de sono e descanso nĂŁo param de diminuir, porĂ©m cabe destacar que este Ă© um ponto muito delicado para a sua saĂșde, pois o seu corpo como um todo precisa de um tempo para descansar e repor as energias.

Assim que chegar em casa apĂłs um longo dia de trabalho, dedique um tempo para relaxar, fique de repouso no sofĂĄ ou na cama, e de preferĂȘncia com os pĂ©s para cima, isso evitarĂĄ que inchaços surjam, alĂ©m de ser benĂ©fico para a circulação sanguĂ­nea.

 

Massagem para evitar dores nos pés

Massagem para evitar dores nos pés

Enquanto estiver relaxando, faça massagens em seus pés fazendo movimentos circulares, principalmente na região do calcanhar e sola do pé. Faça isso por pelo menos 15 minutos, e depois retorne à deixar os pés para cima.

Caso prefira, utilize cremes hidrantes, ou de massagem para deixar a experiĂȘncia ainda mais prazerosa.

Os cremes hidrantes alĂ©m de deixar a sua pele mais macia vĂŁo prevenir rachaduras, e cortes que possam surgir nos pĂ©s em decorrĂȘncia delas, tambĂ©m deixando a pele mais saudĂĄvel.

 

O famoso escalda-pés

Com certeza vocĂȘ jĂĄ ouviu falar no escalda-pĂ©s, que Ă© simplesmente colocar os pĂ©s em uma bacia com ĂĄgua aquecida, e deixar eles relaxarem, essa prĂĄtica Ă© feita desde a GrĂ©cia Antiga e traz benefĂ­cios para o corpo como um todo.

O escalda-pĂ©s deixa a pele e mĂșsculos dos pĂ©s mais relaxados, e tambĂ©m fazem com que o seu nĂ­vel de estresse diminua.

VocĂȘ tambĂ©m poderĂĄ adicionar a ĂĄgua saĂ­s minerais, ou Ăłleos aromĂĄticos de sua preferĂȘncia para deixar a experiĂȘncia ainda mais estimulante.

Alguns aditivos ao escalda-pés podem garantir à ele propriedades anti-inflamatórias e mais alguns benefícios, sendo eles:

  • camomila: adicione um pouco de camomila quando estiver aquecendo a ĂĄgua, ela vai prevenir o surgimento de inflamaçÔes nos pĂ©s;
  • gengibre: o gengibre alĂ©m de anti-inflamatĂłrio tambĂ©m possui propriedades analgĂ©sicas, caso vocĂȘ esteja com dores, sentirĂĄ o resultado quase de forma instantĂąnea, outro ponto que cabe destacar, Ă© que ao usĂĄ-lo vocĂȘ se sentirĂĄ extremamente relaxado;
  • sal grosso: a principal propriedade dele Ă© a diminuição do inchaço por reduzir a retenção de lĂ­quidos, e tambĂ©m Ă© muito relaxante;
  • eucalipto, cravo ou canela: apĂłs um longo dia, o eucalipto serĂĄ uma Ăłtima opção para o seu escalda pĂ©s, pois ele vai amenizar a sensação de cansaço, alĂ©m de possuir um aroma muito agradĂĄvel, o cravo e a canela possuem propriedades bem parecidas, porĂ©m com intensidades diferentes;
  • arruda: ela estimula a circulação sanguĂ­nea, prevenindo o surgimento de inchaços;
  • arnica: Ă© uma planta muito eficiente tanto para a prevenção, quanto para a redução das dores;

Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe tudo sobre o escalda-pĂ©s, faça ele pelo uma vez por semana por 15 minutos; os resultados serĂŁo sentidos de forma instantĂąnea em sua rotina, mas com tantos benefĂ­cios, serĂĄ difĂ­cil resistir de faze-lo todos os dias, nĂŁo Ă© mesmo?

 

Visite seu médico regularmente

Algo muito importante, mas que atĂ© os dias de hoje poucas pessoas fazem Ă© visitar o mĂ©dico regularmente, pois somente assim vocĂȘ terĂĄ total consciĂȘncia de como anda a sua saĂșde, e quais cuidados deve tomar no seu dia a dia.

Para pessoas que não costumam sentir dores nos pés, recomendamos que visite um ortopedista uma vez por ano, e nesta consulta não serão apenas os seus pés que serão avaliados, mas sim o corpo todo, pois um problema no pé poderå refletir em dores no corpo, assim como uma adversidade na coluna também poderå refletir em dores nos pés.

Se vocĂȘ sente dores com frequĂȘncia, entĂŁo procure imediatamente um mĂ©dico, para que o tratamento correto seja aplicado logo no inicio, impedindo que complicaçÔes e dores mais intensas possam surgir.

Lembre-se que todas as informaçÔes deste post são de caråter informativo, e que somente um médico especializado poderå diagnosticar alguma patologia ortopédica, e também somente ele poderå prescrever o tratamento correto à ser seguido.

 

Mantenha a diabetes controlada

Se vocĂȘ possui diabetes a sua atenção deve ser redobrada, com ela as chances de machucar os pĂ©s sĂŁo muito maiores, pois a pele se torna mais sensĂ­vel, e o processo de cicatrização Ă© mais lento.

Quando a diabetes não estå controlada, e surgem lesÔes nos pés, dependendo do nível da lesão pode ser necessårio amputar o pé, ou até a perna.

Caso vocĂȘ queira saber mais sobre o pĂ© diabĂ©tico, acesse: PĂ© diabĂ©tico: sintomas, causas e cuidados.

 

Esteja sempre inspecionando os pés

Um pequeno hĂĄbito muito importante e que farĂĄ total diferença na saĂșde de seus pĂ©s Ă© o de verificĂĄ-lo com frequĂȘncia, pois sĂł assim vocĂȘ conseguirĂĄ verificar se nĂŁo hĂĄ rachaduras, pequenos cortes, calos, ou atĂ© se alguns sintomas começaram a aparecer, e para saber mais sobre cada um dos sintomas e patologias confira a lista abaixo:

 

Conheça os tipos de dores nos pés

A PĂ© Relax Ă© um dos principais portais especializados em saĂșde dos pĂ©s, e para que vocĂȘ possa saber mais sobre os tipos de problemas ortopĂ©dicos que existem, e como tratĂĄ-los, deixamos abaixo uma lista com alguns dos principais artigos que jĂĄ produzimos organizados por sintoma:

 

Dor no calcanhar

Qual calçado usar para esporão de calcñneo [VÍDEO]

O que Ă© bom para esporĂŁo? 7 dicas para aliviar a dor no esporĂŁo.

Dor no calcanhar? Descubra as causas e tratamento

Fascite Plantar: a famosa dor embaixo do pé, veja como se livrar dela!

 

Dor na sola do pé

Dor na sola do pĂ© – sintomas, causas e tratamento

Fascite Plantar: a famosa dor embaixo do pé, veja como se livrar dela!

Queimação na Sola do Pé? Saiba o que pode ser.

 

Dor nos ossos do pé

Dor nos ossos do pé o que pode ser? Sintomas, causas e tratamento

 

Dor na lateral do pé

Joanete: confira TUDO o que vocĂȘ precisa saber!

Dor na lateral do pé? Veja agora como se livrar dela

 

Outros tipos de dores nos pés

Dor em cima do pé

Pé diabético: sintomas, causas e cuidados

Dor nos pés ao acordar. Causas e como evitar as dores!

PĂ© inchado e dolorido: DiagnĂłstico, tratamento e cura!


Calçados Confortåveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja PĂ© Relax. SĂŁo vĂĄrias opçÔes de calçados femininos especializados em saĂșde dos pĂ©s. VocĂȘ irĂĄ encontrar linhas para EsporĂŁo, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. NĂŁo deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefĂ­cios de usar PĂ© Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que nĂŁo se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonĂŽmico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessĂĄrio;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos sĂŁo produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que vocĂȘ jĂĄ conhece todas as vantagens de usar Calçados da PĂ© Relax, clique no botĂŁo abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial PĂ© Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que vocĂȘ irĂĄ se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!