fbpx
Anatomia do PéSapatos Confortáveis

Quais são os tipos de pisadas e os calçados ideais para cada uma?

Quais são os tipos de pisadas e os calçados ideais para cada uma? – Até os seus pés tem personalidade! Você sabia que existem três tipos de pisadas que interferem na sua saúde como um todo? E mais do que isso: cada uma delas requer um tipo de calçado ideal para que nada prejudique a sua postura e a sua coluna.

Neste texto vamos te ajudar a entender qual o seu tipo de pisada, como ela interfere na sua saúde e como escolher os sapatos ideias. Isso te ajudará a preservar a sua saúde e também irá economizar alguns minutos na hora de comprar calçados. Vamos lá?

Tipos de pisadas

Para saber o seu tipo de pisada de uma forma simples, basta analisar a sola do seu calçado mais usado. Perceba que onde está mais gasto, ou seja, onde a sola está mais lisa, é a região onde você pisa mais.

Considerando então os três tipos de pisadas e suas características – que são: pronada, neutra e supinada – você pode entender qual a sua. É claro que essa é uma forma básica de entender como você pisa. O ideal é buscar ajuda de um médico ortopedista caso você sinta dores e desconfortos na coluna e problemas de postura.

Pisada pronada

A pisada pronada é aquela onde o pé tende a buscar mais apoio do lado de dentro, ou seja, em sua parte interna. Ela é muito comum em pessoas que possuem algum desalinhamento no joelho, seja por problemas de nascença ou lesões, podendo acometer um ou ambos os pés.

Esse desalinhamento causa a rotação das articulações para dentro, fazendo com que a carga do corpo seja jogada para a parte interna do pé. Aqui, é possível observar um desgaste maior na parte interna da sola dos sapatos.

Pisada Pronada

Pisada neutra

A pisada neutra é caracterizada pelo uso da sola de forma igualitária para suportar o peso do corpo. Ela abrange cerca de 45% da população, sendo a mais comum. Assim, é conhecida por muitos ortopedistas como o tipo de pisada ideal para qualquer tipo de pessoa.

 

LEIA TAMBÉM: Guia definitivo sobre esporão de calcâneo.

 

Nela, não há nenhum tipo de desvio nos joelhos e na coluna. O pé sustenta o corpo pisando de forma neutra, como sugere o nome da pisada, e o peso é distribuído de forma igual para as articulações.

Pisada supinada

A pisada supinada é o oposto da pronada. Nela, o peso do corpo é direcionado para a parte lateral externa do pé. Ela acontece em caso de pessoas que possuem o costume de pisar de lado, seja por alguma mania ou desvio da coluna.

Neste caso, é possível observar um maior desgaste na sola do calçado na parte de fora. No entanto, o diagnóstico do tipo de pisada deve ser exclusivamente confiado a um médico especialista. Somente ele pode analisar a anatomia do seu pé, a forma como você pisa e indicar o tratamento correto caso o seu tipo de pisada esteja interferindo em sua saúde.

Qual o calçado ideal para cada tipo de pisada

Primeiramente, é preciso entender que nem sempre o tipo de calçado é o problema ou a solução, você pode ter, por exemplo, outros problemas como a fascite plantar. O principal culpado é, geralmente, o grupo muscular que não está sendo devidamente trabalhado no corpo.

Nesse sentido, o calçado ideal para pronadores pode ser aquele que oferece mais estabilidade e amortecimento. Já para os supinadores, o ideal pode ser sapatos mais rígidos e estáveis.

Em ambos os casos, consultar um médico especialista é indispensável. Somente ele poderá identificar com exatidão o seu tipo de pisada e indicar o tratamento correto de acordo com o seu estilo de vida. Assim, a solução pode ser desde a troca do tipo de calçado até a fisioterapia, por exemplo.

Caso você não tenha pisada pronada ou supinada e mesmo assim sente dor na lateral do pé, assista ao vídeo a seguir onde explicamos o que pode ser:

Invista sempre em calçados confortáveis e pensados para você

Pode parecer complicado entender mais sobre a saúde de seus pés, mas não é! Um bom caminho a seguir, independentemente do seu dia a dia, é investir em calçados confortáveis e feitos para você.

Por isso, tente ir além das marcas populares e lojas de bairros e dê um pouco mais de atenção para a compra dos seus sapatos. Uma boa escolha pode prevenir consequências ruins no futuro, pense nisso.

Venha saber mais sobre as linhas de calçados da Pé Relax e conheça um novo conceito de sapatos confortáveis.

LEIA TAMBÉM – Como prevenir e tratar a má circulação nas pernas.


Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores

Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!

Linha de Calçados Pé Relax: Conforto e Estilo para os seus pés!

Principais benefícios de usar Pé Relax:

  • Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
  • Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
  • Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
  • Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;

Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!

Equipe Editorial Pé Relax

Quero agradecer por sua leitura e pedir que continue em nosso blog. Leia mais alguns textos e tenho certeza que você irá se inscrever em nossa lista para receber novidades.

error: Content is protected !!