Guia Completo para evitar Dores nos Pés – Confira já!
Guia Completo para evitar Dores nos Pés – Com certeza você já ouviu aquela expressão que prevenir é melhor do que remediar, então pensando nisso vamos te dizer tudo o que você precisa saber para garantir a saúde de seus pés!
Use calçados confortáveis
Você sabia que a grande maioria dos problemas ortopédicos são causados pelo uso de calçados inadequados? Isso é algo ainda mais comum nas mulheres devido ao uso de sapatos de salto alto por exemplo. Então tome muito cuidado na hora de escolher os seus sapatos!
Tipos de calçados impróprios
Existem algumas características básicas de calçados que não respeitam os seus pés que podemos listar, e que você deverá eliminá-las imediatamente:
- Sapatos com salto alto: modelos que possuem salto muito alto, salto do tipo agulha, ou qualquer um que aumente a pressão exercida pelo pé, e não forneçam firmeza no caminhar são considerados inadequados, porém cabe lembrar que o salto na medida certa entre 2 cm e 4,5 cm é benéfico para a circulação sanguínea dos pés, desde que ele ofereça firmeza para os pés;
- Calçados apertados: você nunca mais usará sapatos apertados na sua vida! Eles causam uma série de problemas como: joanete, calos, esporão, deformidades, fascite plantar entre outros problemas ortopédicos, além de dores e total desconforto;
- Calçados moles, muito macios ou duros: se o seu calçado possui um solado muito mole, muito macio, ou até mesmo duro, eles serão prejudiciais para os seus pés, pois isso provoca uma má distribuição do peso no caminhar, e que refletirá em impactos por todo o corpo;
- Calçados falsificados: na hora de comprar os seus calçados tome cuidado com a falsificação, pois modelos falsificados não possuem processos de desenvolvimento, e controle de qualidade elaborados, o que consequentemente poderá trazer danos para os seus pés. Geralmente os tênis esportivos de marcas famosas são os calçados mais falsificados.
Calçados ideais para os seus pés
Na hora de escolher o calçado é necessário se atentar aos tópicos acima para que sejam evitados, deve-se verificar se o sapato respeita o formato de seus pés, e se o mesmo irá lhe oferecer todo o conforto que é necessário para o seu caminhar.
Dica: lembre-se que você passa boa parte de seu dia de pé, então o calçado terá que tornar o caminhar e os momentos de pé mais agradáveis, sem dores, e de preferência com suavidade em cada passo.
Para facilitar a escolha, definimos algumas etapas à serem seguidas:
- Verifique o ajuste do calçado nos dedos do pé: a medida ideal é que não haja nenhum incomodo no dedão e dedinho, havendo um espaço para se movimentarem, e também não se deve sobrar muito à ponto do pé ficar escorregando pelo sapato;
- Atente-se ao calcanhar: veja se o modelo escolhido respeita a altura do seu calcanhar, e se não lhe provoca nenhuma dor, principalmente ao movimentar os pés;
- Ajuste nas laterais e peito do pé: você deve observar se o calçado vai ficar justo nas laterais e peito do pé, para que o mesmo não fique deslizando, e forneça firmeza no caminhar, e também para que não fique apertado;
- Palmilha: opte por calçados que tenham uma palmilha confortável, e de preferência com algum tipo de forração ou amortecimento;
- Verifique a altura do solado: veja se o solado do calçado possui pelo menos na região do calcanhar uma altura de pelo menos 2 cm (mesmo que seja necessário somar a altura da palmilha), pois isso irá distribuir melhor o peso do seu corpo sobre os pés, deixando o caminhar mais agradável;
Somente seguindo essas pequenas dicas você eliminará grande parte das possibilidades do surgimento de dores nos pés, além de garantir total conforto que seus eles merecem!
Faça alongamentos mesmo se você não pratica atividades físicas
Engana-se quem pensa que alongamentos são necessários apenas para quem pratica atividades físicas, eles são essenciais para todas as pessoas, afinal, são responsáveis por aumentar a flexibilidade dos seus músculos, além de aquecê-los.
Talvez você não pratique atividades físicas regularmente, porém passa várias horas do dia de pé ou sentado, isso faz com que as musculaturas se tornem mais rígidas, e atrofiadas, a melhor solução para impedir isso é se alongar! Você só precisa de 20 minutinhos por dia para fazer isso.
O ideal é que você faça pelo menos 10 minutos de alongamentos pela manhã, logo ao acordar, e 10 minutos à noite antes de relaxar.
Se você pratica algum tipo de atividade física já deve saber que é necessário fazer alongamentos sempre antes e depois de praticar os exercícios, você não vai querer se lesionar ou ficar sem praticar o seu esporte não é mesmo?
Como devo fazer os alongamentos?
O mais simples deles exige apenas que você se sente no chão, e utilize uma toalha para pressionar os pés e esticá-los, fazendo movimentos com os pés de empurrar a toalha, conforme pode ser visualizado na imagem abaixo.
Outros alongamentos que podem ser feitos são esticando o pé para trás, flexionando um dos joelhos, ou até mesmo flexionando o joelho sentado como pode ser visto na imagem abaixo.
Caso você tenha alguma dúvida sobre o procedimento correto de se alongar, procure um educador físico, ou fisioterapeuta para que possam te fornecer as orientações corretas.
Lembrando que os alongamentos das imagens acima são apenas alguns exemplos, vários outros também podem ser praticados.
Pratique atividades físicas
Você sabia que pode evitar dores nos pés ao praticar atividades físicas? Ao se exercitar você estará fortalecendo os seus músculos, e também diminuíra as chances de surgimento de inchaços nas pernas e pés.
Outro ponto que cabe observar, é que ao praticar atividades físicas você estará prevenindo o surgimento do sobrepeso, o que já vai garantir ótimos benefícios para a sua saúde.
Por outro lado, os exercícios físicos não trazem apenas benefícios, algumas práticas podem ser muito prejudiciais, sendo elas:
- o excesso e sobrecarga de atividade física: sempre respeite os limites do seu corpo, o excesso poderá provocar lesões e danos irreversíveis;
- prática de forma errada: se você pratica exercícios sem a ajuda de um especialista, e faz movimentos errados, isso também irá provocar danos, então na dúvida sempre busque por um profissional qualificado;
- praticar exercícios sem calçado correto: conforme foi dito anteriormente neste texto, o uso de calçados incorretos podem trazer problemas ortopédicos além das dores, em alguns casos até impossibilitando que você continue praticando o seu esporte;
- fazer atividade física sem se alongar: os músculos não estarão aquecidos, e nem flexíveis o suficiente para os exercícios, então isso fará com que eles se machuquem.
Cuidado com o sobrepeso
O sobrepeso e obesidade são um mau que atinge mais de metade da população brasileira, e com eles vários outros problemas de saúde podem surgir, além das dores nos pés.
Praticamente todas as patologias referentes aos pés podem ser causadas pelo sobrepeso.
Caso você esteja acima do peso, procure um médico para que você possa verificar os níveis de colesterol, açúcar no sangue, confirmar a possibilidade de mudar de dieta e iniciar a prática de exercícios físicos, prevenindo assim surpresas desagradáveis.
Coloque os pés para cima e relaxe
A rotina das pessoas está cada vez mais se tornando mais intensa, as horas de sono e descanso não param de diminuir, porém cabe destacar que este é um ponto muito delicado para a sua saúde, pois o seu corpo como um todo precisa de um tempo para descansar e repor as energias.
Assim que chegar em casa após um longo dia de trabalho, dedique um tempo para relaxar, fique de repouso no sofá ou na cama, e de preferência com os pés para cima, isso evitará que inchaços surjam, além de ser benéfico para a circulação sanguínea.
Massagem para evitar dores nos pés
Enquanto estiver relaxando, faça massagens em seus pés fazendo movimentos circulares, principalmente na região do calcanhar e sola do pé. Faça isso por pelo menos 15 minutos, e depois retorne à deixar os pés para cima.
Caso prefira, utilize cremes hidrantes, ou de massagem para deixar a experiência ainda mais prazerosa.
Os cremes hidrantes além de deixar a sua pele mais macia vão prevenir rachaduras, e cortes que possam surgir nos pés em decorrência delas, também deixando a pele mais saudável.
O famoso escalda-pés
Com certeza você já ouviu falar no escalda-pés, que é simplesmente colocar os pés em uma bacia com água aquecida, e deixar eles relaxarem, essa prática é feita desde a Grécia Antiga e traz benefícios para o corpo como um todo.
O escalda-pés deixa a pele e músculos dos pés mais relaxados, e também fazem com que o seu nível de estresse diminua.
Você também poderá adicionar a água saís minerais, ou óleos aromáticos de sua preferência para deixar a experiência ainda mais estimulante.
Alguns aditivos ao escalda-pés podem garantir à ele propriedades anti-inflamatórias e mais alguns benefícios, sendo eles:
- camomila: adicione um pouco de camomila quando estiver aquecendo a água, ela vai prevenir o surgimento de inflamações nos pés;
- gengibre: o gengibre além de anti-inflamatório também possui propriedades analgésicas, caso você esteja com dores, sentirá o resultado quase de forma instantânea, outro ponto que cabe destacar, é que ao usá-lo você se sentirá extremamente relaxado;
- sal grosso: a principal propriedade dele é a diminuição do inchaço por reduzir a retenção de líquidos, e também é muito relaxante;
- eucalipto, cravo ou canela: após um longo dia, o eucalipto será uma ótima opção para o seu escalda pés, pois ele vai amenizar a sensação de cansaço, além de possuir um aroma muito agradável, o cravo e a canela possuem propriedades bem parecidas, porém com intensidades diferentes;
- arruda: ela estimula a circulação sanguínea, prevenindo o surgimento de inchaços;
- arnica: é uma planta muito eficiente tanto para a prevenção, quanto para a redução das dores;
Agora que você já sabe tudo sobre o escalda-pés, faça ele pelo uma vez por semana por 15 minutos; os resultados serão sentidos de forma instantânea em sua rotina, mas com tantos benefícios, será difícil resistir de faze-lo todos os dias, não é mesmo?
Visite seu médico regularmente
Algo muito importante, mas que até os dias de hoje poucas pessoas fazem é visitar o médico regularmente, pois somente assim você terá total consciência de como anda a sua saúde, e quais cuidados deve tomar no seu dia a dia.
Para pessoas que não costumam sentir dores nos pés, recomendamos que visite um ortopedista uma vez por ano, e nesta consulta não serão apenas os seus pés que serão avaliados, mas sim o corpo todo, pois um problema no pé poderá refletir em dores no corpo, assim como uma adversidade na coluna também poderá refletir em dores nos pés.
Se você sente dores com frequência, então procure imediatamente um médico, para que o tratamento correto seja aplicado logo no inicio, impedindo que complicações e dores mais intensas possam surgir.
Lembre-se que todas as informações deste post são de caráter informativo, e que somente um médico especializado poderá diagnosticar alguma patologia ortopédica, e também somente ele poderá prescrever o tratamento correto à ser seguido.
Mantenha a diabetes controlada
Se você possui diabetes a sua atenção deve ser redobrada, com ela as chances de machucar os pés são muito maiores, pois a pele se torna mais sensível, e o processo de cicatrização é mais lento.
Quando a diabetes não está controlada, e surgem lesões nos pés, dependendo do nível da lesão pode ser necessário amputar o pé, ou até a perna.
Caso você queira saber mais sobre o pé diabético, acesse: Pé diabético: sintomas, causas e cuidados.
Esteja sempre inspecionando os pés
Um pequeno hábito muito importante e que fará total diferença na saúde de seus pés é o de verificá-lo com frequência, pois só assim você conseguirá verificar se não há rachaduras, pequenos cortes, calos, ou até se alguns sintomas começaram a aparecer, e para saber mais sobre cada um dos sintomas e patologias confira a lista abaixo:
Conheça os tipos de dores nos pés
A Pé Relax é um dos principais portais especializados em saúde dos pés, e para que você possa saber mais sobre os tipos de problemas ortopédicos que existem, e como tratá-los, deixamos abaixo uma lista com alguns dos principais artigos que já produzimos organizados por sintoma:
Dor no calcanhar
Qual calçado usar para esporão de calcâneo [VÍDEO]
O que é bom para esporão? 7 dicas para aliviar a dor no esporão.
Dor no calcanhar? Descubra as causas e tratamento
Fascite Plantar: a famosa dor embaixo do pé, veja como se livrar dela!
Dor na sola do pé
Dor na sola do pé – sintomas, causas e tratamento
Fascite Plantar: a famosa dor embaixo do pé, veja como se livrar dela!
Queimação na Sola do Pé? Saiba o que pode ser.
Dor nos ossos do pé
Dor nos ossos do pé o que pode ser? Sintomas, causas e tratamento
Dor na lateral do pé
Joanete: confira TUDO o que você precisa saber!
Dor na lateral do pé? Veja agora como se livrar dela
Outros tipos de dores nos pés
Pé diabético: sintomas, causas e cuidados
Dor nos pés ao acordar. Causas e como evitar as dores!
Pé inchado e dolorido: Diagnóstico, tratamento e cura!
Calçados Confortáveis da Pé Relax para aliviar as dores
Conheça os modelos de calçados especiais na Loja Pé Relax. São várias opções de calçados femininos especializados em saúde dos pés. Você irá encontrar linhas para Esporão, Joanetes, Fascite Plantar e muito mais. Não deixe de conferir!
Principais benefícios de usar Pé Relax:
- Nossos calçados possuem palmilhas que não se deformam com o uso;
- Solados confeccionados em material ergonômico que absorvem o impacto e fornecem o amortecimento necessário;
- Cabedal produzido em material macio e de alta qualidade;
- Todos os produtos são produzidos para oferecer a altura ideal para deixar seu caminhar suave e livre de dores;
Agora que você já conhece todas as vantagens de usar Calçados da Pé Relax, clique no botão abaixo e conheça os nossos produtos!